DizCorrendo: Carreira Docente Universitária

PorBrito-Semedo,2 out 2023 7:57

​Fez no dia 27 de Setembro, 28 anos que se deu “um grande passo na via da institucionalização do ensino superior em Cabo Verde”.

A publicação do Decreto Legislativo n.º 8 de 27 de Setembro de 1995 definiu, nessa altura, as regras de recrutamento e respectiva remuneração do pessoal docente do Instituto Superior de Educação (ISE).

Com a transformação do Curso de Formação de Professores do Ensino Secundário no Instituto em Superior de Educação, os docentes do novo instituto foram enquadrados numa carreira “universitária”, estruturada em cinco categorias: Professor Titular, Professor Associado, Assistente Graduado e Assistente.

Posteriormente, o Decreto Legislativo n.º 2/98 de 15 de Fevereiro dotou o Instituto Superior de Engenharias e Ciências do Mar (ISECMAR) com um Quadro de Pessoal Docente de nível Superior com as mesmas categorias do ISE – Professor Titular, Professor Associado, Professor Auxiliar, Assistente Graduado e Assistente.

A 15 de Fevereiro de 1999, pelo Decreto Legislativo n.º 1/99, foi criado o Estatuto do Pessoal Docente.

Dez anos depois, existindo já a Universidade de Cabo Verde (Uni-CV, criada pelo Decreto-Lei nº 53/2006, de 20 de Novembro), o Decreto Regulamentar n.º 8/2009 vem definir o Estatuto do Pessoal Docente do Ensino Superior constituído pelas seguintes categorias: Professores (Titular, Associado e Auxiliar) e Assistentes (Assistente e Graduado) podendo ainda prestar serviço na Uni-CV, por convite, individualidades, nacionais ou estrangeiras de reconhecida competência científica, pedagógica ou profissional, cuja colaboração se revista de interesse e necessidade.

Convém dizer que a afectação desse pessoal docente nunca foi feita nem publicada.

28 anos depois da criação de uma carreira universitária, contando o país hoje com dez instituições de Ensino Superior – das quais duas são públicas – esta carreira nunca foi implementada.

Esta situação aberrante de as Instituições de Ensino Superior em Cabo Verde só terem Professores Auxiliares – incluindo os Magníficos Reitores e os Digníssimos Presidentes – e Assistentes afecta sobremaneira o pessoal docente, particularmente os professores que já passaram para a reforma, ou para lá caminham, em nada credibiliza as instituições nacionais, sobretudo na sua relação de parceria com outras instituições de ensino universitário e ou de investigação estrangeiras.

A Universidade é um sítio onde se estuda, investiga e aprende. Estudam os alunos e também os professores e os investigadores. Não é certamente um tipo de liceu para crescidos. É preciso qualificar.

– Este quadro não fomenta nem o empenho dos professores, nem o dos alunos;

– Não propicia a mobilização de fundos relevantes para projectos de investigação e a atração de estudantes de qualidade avançados, que acabam por escolher outros locais;

– Desinteressa a comunidade internacional da Uni-CV que assim a exclui de iniciativas e redes altamente necessárias a Cabo Verde;

– Obstaculiza a criação de massa crítica em assuntos fundamentais para o desenvolvimento do país.

– (…)

Em 2023, quando a Uni-CV se prepara para celebrar os 17 anos da sua criação, desenha-se, finalmente, uma saída para este imbróglio da implementação da carreira docente, sob o risco de ser uma universidade de assistentes e professores auxiliares e o seu destino ficar ad aeternum na cauda dos rankings internacionais.

DizCorrendo sobre quanto tempo mais vai o país ter de esperar para a implementação de uma carreira docente universitária nas suas Instituições de Ensino Superior.

image

Texto originalmente publicado na edição impressa do Expresso das Ilhas nº 1139 de 27 de Setembro de 2023.

Autoria:Brito-Semedo,2 out 2023 7:57

Editado porAndre Amaral  em  2 out 2023 7:57