A classificação das melhores universidades africanas foi elaborada pela UniRank, uma instituição que faz a classificação de universidades em todo o mundo.
A UniCV estava, em 2015, classificada como a 78ª melhor universidade de África. Dois anos depois, está na 198ª posição, uma queda de 120 lugares. Criada em 2006, actualmente a universidade pública conta nos seus quadros com mais de 300 professores universitários e cerca de 5 mil alunos distribuídos pelos mais diversos cursos nas áreas da humanidades, engenharias, ciência e tecnologia, saúde e gestão.
A Universidade de Cabo Verde vai, no próximo dia 19, passar por mais um acto eleitoral para a eleição do próximo reitor. Há quatro candidatos que procuram conquistar esta eleição: Judite Nascimento, actual reitora que procura ser reeleita para mais um mandato, Eurídice Monteiro, Artur Furtado e Corinne Almeida.
De destacar que o ranking deste ano é dominado pela África do Sul que no Top10 coloca 9 instituições de ensino superior sendo a Universidade de Nairobi o único intruso.
A universidade de língua portuguesa melhor colocada é a Universidade Eduardo Mondlane em Moçambique que tem ainda no 104º lugar a Universidade Católica de Moçambique. Angola está representada com três instituições de ensino superior. Na 78ª posição está a Universidade Católica de Angola, a Universidade Metodista de Angola surge na posição 132 e a Universidade Técnica de Angola no 193º lugar.