A informação é avançada pela responsável do sistema de Seguimento e Avaliação do Sector da água e saneamento do segundo compacto do Millennium Challenge Account Cabo Verde II, Ana Paula Mendes. O estudo será realizado pela Afrosondagem.
“Uma equipa de técnicos e consultores de uma empresa independente contratada pelo MCC em Washington esteve na última semana em Cabo Verde, a trabalhar com a unidade de seguimento e avaliação do MCA-CVII, onde escolheram também a Afrosondagem para fazer este estudo”, explica, sublinhando que a equipa já tem informações disponíveis e um desenho preliminar do plano, que será apresentado a todos os parceiros do projecto.
“O inquérito terá como público alvo as famílias e o estudo qualitativo será feito aos grupos focais à as instituições que fizeram parte da implementação do projecto”, indica Ana Paula Mendes.
Com o final do II Compacto, o Ministério das Finanças é a instituição responsável pelo seguimento pós-compacto.
Orçado em 66 milhões e 230 mil dólares, o II Compacto do MCA foi assinado a 10 de Fevereiro de 2012, entrou em vigor no dia 30 de Novembro e terminou a 30 de Novembro de 2017.
Durante esses cinco anos, foram realizados projectos no âmbito LAND, como as reformas das bases institucionais, legais e processuais sobre direitos de propriedade, a nível nacional e a clarificação dos direitos e limites de propriedades nas ilhas do Sal, Maio, Boa Vista e São Vicente.
A nível do projecto WASH foram feitas reformas a nível nacional das políticas e regulamentação institucional, transformação dos serviços de água e saneamento em empresas funcionando numa base comercial mais eficiente, melhoria da qualidade e acesso a água e ao saneamento através da melhoria das infra-estruturas do sector.