Portugal co-financia Centro de Diálise do Mindelo em mais de 480 mil euros

PorAilson Martins, Rádio Morabeza,9 mai 2018 17:01

​Portugal vai co-financiar, em mais de 480 mil euros, a construção do Centro de Diálise do Mindelo, cujo orçamento global é de mais de 1.800.000 euros, anunciou hoje o ministro da Saúde.

O protocolo tripartido foi assinado hoje, na cidade da Praia, entre o Ministério da Saúde e da Segurança Social, o Ministério das Infra-estruturas, Ordenamento do Território e Habitação e Camões- Instituto da cooperação e da Língua Portuguesa.

Segundo o ministro da Saúde e da Segurança Social, Arlindo do Rosário, Cabo Verde vai assumir cerca de 73% do custo total.

“Portanto, é um investimento importante do ponto de vista financeiro, mas que certamente do ponto de vista social, ainda é mais significativo” acredita.

Arlindo do Rosário diz que o governo quer trabalhar junto com Portugal para inscrição dos doentes renais no banco europeu de dadores.

"Nós queremos fundamentalmente, com a lei de transplante, juntamente com Portugal, trabalhar na inscrição dos nossos doentes dentro do banco europeu de dadores. Isso seria um grande ganho, porque não dependeremos apenas da população residente, mas estaremos dentro de um banco maior, a nível mundial, de dadores por tanto essa é uma das grandes vantagens da legislação", explica.

Presente no acto de assinatura do protocolo, o presidente do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, Luís Ramos reafirma o empenho de Portugal na parceria com Cabo Verde na área da saúde.

“Portugal está empenhado nesta parceria com Cabo Verde, nesta área. A área da saúde é, juntamente com a área da educação, estratégica na cooperação e na parceria entre os nossos dois Países”, realça.

O lançamento da primeira pedra do Centro de Diálise no Mindelo esta agendada para o próximo de Julho. A sua entrada em funcionamento está prevista para 2019.

Autoria:Ailson Martins, Rádio Morabeza,9 mai 2018 17:01

Editado porFretson Rocha  em  5 fev 2019 10:57