PJ investe 73 mil contos em sistema de identificação de impressões digitais

PorExpresso das Ilhas,22 jun 2018 10:42

Tido como um dos mais eficientes sistemas de identificação de suspeitos através da identificação de impressões digitais, o equipamento vai custar 73 mil contos. Conselho de Ministros autorizou ontem a Polícia Judiciária a proceder à compra.

A PJ foi autorizada, pelo Conselho de Ministros, a proceder à compra do sistema de identificação por impressões digitais AFIS (Automated Fingerprint Identification System). A resolução que autoriza a compra já foi publicada no Boletim Oficial.

Com um valor total de 73 mil contos, este sistema é visto pelo governo como uma forma de fazer frente aos desafios que se colocam a Cabo Verde tendo em conta o crescimento da procura pelo país a nível turístico e pelo aumento da “mobilidade de pessoas bens e capitais”.

Conforme se lê na Resolução do Conselho de Ministros publicada no Boletim Oficial de ontem, 21, “o país vem enfrentando diversas ameaças resultantes do tráfico de drogas, de armas e de pessoas, da pirataria marítima, da criminalidade organizada, da lavagem de capitais, etc.” o que justifica a aquisição deste novo sistema de identificação que é visto como “um dos mais eficientes na obtenção de prova”.

A compra deste sistema de identificação já tinha sido anunciada em Janeiro deste ano, aquando da inauguração do Centro de Formação e a Sala de Conferência da Polícia Judiciária, no bairro da Cidadela, cidade da Praia.

Na altura, a ministra da Justiça e do Trabalho, Janine Lélis, comentava que a aquisição do AFIS “vai permitir que sejam identificados os autores dos crimes com maior facilidade”, revelando também que as negociações para a aquisição do equipamento já estavam a decorrer.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,22 jun 2018 10:42

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  20 set 2018 3:22

pub.
pub

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.