A PJ foi autorizada, pelo Conselho de Ministros, a proceder à compra do sistema de identificação por impressões digitais AFIS (Automated Fingerprint Identification System). A resolução que autoriza a compra já foi publicada no Boletim Oficial.
Com um valor total de 73 mil contos, este sistema é visto pelo governo como uma forma de fazer frente aos desafios que se colocam a Cabo Verde tendo em conta o crescimento da procura pelo país a nível turístico e pelo aumento da “mobilidade de pessoas bens e capitais”.
Conforme se lê na Resolução do Conselho de Ministros publicada no Boletim Oficial de ontem, 21, “o país vem enfrentando diversas ameaças resultantes do tráfico de drogas, de armas e de pessoas, da pirataria marítima, da criminalidade organizada, da lavagem de capitais, etc.” o que justifica a aquisição deste novo sistema de identificação que é visto como “um dos mais eficientes na obtenção de prova”.
A compra deste sistema de identificação já tinha sido anunciada em Janeiro deste ano, aquando da inauguração do Centro de Formação e a Sala de Conferência da Polícia Judiciária, no bairro da Cidadela, cidade da Praia.
Na altura, a ministra da Justiça e do Trabalho, Janine Lélis, comentava que a aquisição do AFIS “vai permitir que sejam identificados os autores dos crimes com maior facilidade”, revelando também que as negociações para a aquisição do equipamento já estavam a decorrer.