O acto de entrega da embarcação, disponibilizada pelo Ministério da Administração Interna, foi presidido pelo presidente da Câmara Municipal do Porto Novo, Aníbal Fonseca, para quem Santo Antão passa a estar dotada de um meio de patrulha da extensa costa marítima, um equipamento que, a seu ver, veio complementar os meios terrestres a nível de protecção civil, nesta ilha.
Trata-se de “uma aquisição de grande importância” para Polícia Marítima de Santo Antão que, a partir de agora, está em condições de proceder a patrulhamentos da costa marítima e à busca e salvamento, mas também, em situações de emergência, auxiliar as estruturas de saúde nas evacuações.
O comandante da Policia Nacional do Porto Novo, José Lima, lembrou que, há muito tempo, a polícia marítima carecia de uma embarcação do tipo para poder realizar da melhor forma o seu trabalho.
“É uma embarcação que tem capacidade de patrulha, de busca e salvamento e, quem sabe, para prestar socorro em termos de evacuações de doentes, se os serviços de saúde acharem que há condições para tal”, avançou José Lima.
A lancha, que faz parte de um lote de dez embarcações entregues a Cabo Verde pelos Estados Unidos da América para patrulhamento marítimo, é tripulada por cinco agentes da Polícia Nacional, que foram formados para o efeito.