Câmara de São Vicente passa a vender areia do Lazareto

PorLourdes Fortes, Rádio Morabeza,21 ago 2018 15:00

Banco de areia de Lazareto
Banco de areia de Lazareto(Rádio Morabeza)

​A câmara municipal de São Vicente vai passar a vender a areia extraída no Lazareto. A medida, anunciada hoje, pelo delegado do ministério da Agricultura e Ambiente na ilha, é apresentada pelas autoridades como a resposta aos muitos acidentes que têm acontecido no local, ao longo dos anos, com várias vítimas mortais.

Vitorino Silva sublinha que estão criadas todas as condições para a extracção em segurança.

"Assim, foram demolidos todos os bancos de areia e o sítio de extracção de areia foi fechado. A extracção nos moldes anteriores não vai ser permitida e a fiscalização, com auxílio das forças armadas vai ser mantida. Foi criada uma reserva de mais de 2500 m³ ( metros cúbicos) de areia para ser disponibilizada à construção civil, de forma, segura pela câmara municipal de São Vicente, através da venda", afirma.

A medida insere-se num protocolo assinado entre o ministério, através da Direcção  Nacional do Ambiente, e a autarquia local e tem carácter provisório. A prazo, a extracção será concessionada a um privado, mediante concurso, a ser lançado brevemente. Até lá, a fiscalização vai manter-se, para se evitar extracção ilegal.

“Vai a concurso, os procedimentos estão em andamento e muito brevemente começará a ser explorada por um privado”, explica o responsável do MAA em São Vicente.

A responsável pelo pelouro do ambiente da autarquia mindelense, Carla Monteiro, explica como vai decorrer o processo da venda de areia.

"O interessado vai dirigir-se à Câmara Municipal para a compra da quantidade que deseja e depois, com o recibo, vai fazer o carregamento da areia no Lazareto, onde serão as máquinas a colocar a areia no camião", refere.

De acordo com a vereadora, o serviço vai funcionar das 7h30 às 15h30 e cada metro cúbico de areia vai custar 800$00.

Dados oficiais apontam para 20 o número de pessoas que já perderam a vida durante a extracção de inertes em São Vicente. Só no Lazareto já morreram 16. O último caso aconteceu em Julho deste ano.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Lourdes Fortes, Rádio Morabeza,21 ago 2018 15:00

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  19 mai 2019 23:23

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.