​Jorge Carlos Fonseca em Lisboa para última homenagem a Helena Lopes da Silva

PorExpresso das Ilhas, Inforpress,11 set 2018 8:13

1

Helena Lopes da Silva
Helena Lopes da Silva

O Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca participa hoje, em Lisboa, numa cerimónia em memória da cirurgiã cabo-verdiana e membro do Conselho da República, Helena Lopes da Silva, falecida no sábado, 08, aos 69 anos de idade.

Jorge Carlos Fonseca, que já se encontra na capital portuguesa para onde viajou esta madrugada, participa da cerimónia que terá lugar às 18:00 locais no auditório do Hospital de Santa Maria, onde a Helena Lopes da Silva exerceu por mais de 30 anos, acto que contará também com a presença do Presidente da República portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, e várias outras individualidades, com a a coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins.

O chefe de Estado encontrava-se a efectuar uma visita oficial à ilha do Maio quando teve conhecimento da “inesperada e dolorosa perda da amiga” Helena Lopes da Silva, no sábado.

Em comunicado, Jorge Carlos Fonseca lamentou a morte da amiga e conselheira da República, recordando a importância do seu papel como “militante da causa da liberdade”.

Para o Presidente da República, a morte de Helena Lopes da Silva “representa uma perda profunda, primeiro para a família, e para Cabo Verde, de uma forma geral”.

“Militante da causa da liberdade, da democracia e da independência de Cabo Verde, desde a primeira hora, a dr.ª Helena Lopes da Silva sempre esteve na linha da frente do combate por uma sociedade mais justa”, refere Jorge Carlos Fonseca.

Para o Presidente da República de Cabo Verde, Helena Lopes da Silva foi uma “incansável lutadora na defesa dos ideais humanitários”.

Helena Lopes da Silva foi encontrada este sábado, já sem vida, no apartamento onde vivia, em Lisboa.

Nascida em Cabo Verde, Helena Lopes da Silva tirou o curso de Medicina e exerceu a sua actividade profissional como médica e docente universitária em Portugal. Foi também fundadora do Bloco de Esquerda.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Inforpress,11 set 2018 8:13

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  3 jun 2019 23:22

1

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.