Medicina tradicional chinesa ganha espaço em Cabo Verde

PorExpresso das Ilhas, Lusa,21 set 2018 7:10

A medicina tradicional chinesa tem reforçado a posição em Cabo Verde, afirmaram à Lusa representantes do país, no Fórum de Medicina Tradicional Chinesa, que termina hoje em Macau.

Em Cabo Verde, a medicina tradicional não é reconhecida pelas autoridades sanitárias. No entanto, José Carlos Carvalho, farmacêutico e representante do Ministério da Saúde e da Segurança Social do país, acredita em mudanças num "futuro não muito distante".

"Participamos desde 2016 nos fóruns, em Setembro tivemos formação em Moçambique, gostamos muito da formação e estamos muito interessados nesta área", disse à Lusa.

Neste sentido, classifica Macau como uma "plataforma de extrema importância", pois é a partir do Governo do território que se realizam "intercâmbios, fóruns e colóquios", acrescentou.

Para José Carlos Carvalho, são estes fóruns que podem exercer pressão sobre o Governo cabo-verdiano e incentivá-lo a desenvolver "este tipo de medicina que, com a sua visão mais ampla, olha para o paciente e não para a doença", concluiu.

Em 2016, o comité central do Partido Comunista Chinês (PCC) e o Conselho de Estado lançaram um plano estratégico de saúde de longo prazo (2016-2030), alicerçado em torno da medicina tradicional chinesa, numa estratégia que dá igual relevo ao desenvolvimento da medicina tradicional da medicina ocidental.

O Parque Científico e Industrial de Medicina Tradicional Chinesa na ilha da Montanha promove a cooperação na área com os países lusófonos, no âmbito da iniciativa "Uma Faixa, Uma Rota", lançada pelo Presidente chinês, Xi Jinping, em 2013.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,21 set 2018 7:10

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  11 jun 2019 23:22

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.