12 anos depois, "Voo da Águia" volta segunda-feira à ribalta

PorExpresso das Ilhas, Inforpress,6 out 2018 8:55

​O caso Operação “Voo da Águia” volta à ribalta na segunda-feira, 08, no Tribunal da Praia, desta feita para uma Audiência Contraditória Preliminar (ACP) requerida pela defesa de Zé Pote que quer um despacho de pronúncia para que Zany Filomeno seja julgada “por falso testemunho”.

Informações fornecidas à Inforpress por fontes judiciais explicam que com esta ACP a defesa de José Arlindo Varela Semedo (Zé Pote) quer um despacho de pronúncia para que o processo que interpôs contra Zany Filomeno, por crimes de denúncia falsa, calúnia e difamação, durante o seu depoimento no julgamento do processo “caso de droga no Sal”, que o condenou a 19 anos de prisão, em Outubro de 2006, e que foi arquivado em Julho deste ano, pelo Ministério Público, vá a julgamento.

De acordo com a fonte da Inforpress, se Zany Filomeno for condenada, a defesa de Zé Pote pretende usar a sentença final para interpor um recurso extraordinário para anular a condenação de Outubro de 2006, uma vez que não é mais possível um recurso ordinário, porque o processo já transitou em julgado.

As declarações de Zany Filomeno foram peças importantes no processo que levou à condenação de cinco arguidos, entre eles Zé Pote, acusados pelo Ministério Público de envolvimento no crime de tráfico de droga, associação criminosa e lavagem de capitais.

A defesa de Zé Pote afirma que Zany Filomeno admitiu em carta publicada no jornal “A Nação” que as declarações prestadas em julgamento “são falsas porque não correspondem à verdade” e que “prestou-as por ter sido induzida a fazê-las”.

O julgamento do caso “Voo de Águia” iniciou-se a 18 de Abril de 2006 e, para além dos 13 arguidos, foram também ouvidas 18 testemunhas, quatro das quais agentes da Polícia Judiciária (PJ). Os 13 arguidos, homens e mulheres, foram acusados de tráfico de droga e associação criminosa.

Em Julho de 2004, a PJ deteve dez pessoas nos aeroportos de São Vicente e da Praia (sete no Mindelo e três na Praia) na posse de quantidades variáveis de droga que totalizaram 202 quilogramas. Nalgumas malas foram encontrados pacotes de cocaína com o carimbo de uma águia, daí a designação de “Operação Voo da Águia”.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Inforpress,6 out 2018 8:55

Editado porAndre Amaral  em  26 jun 2019 23:22

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.