Um quarto dos doentes do Hospital de Santa Rita Vieira apresentaram "eventos adversos" a medicamentos

PorExpresso das Ilhas, Lusa,11 out 2018 7:31

Um em cada quatro doentes internados no hospital regional de Santiago Norte apresentou algum tipo de "evento adverso" a medicamentos, segundo um estudo sobre a incidência destes episódios, realizado por investigadores do regulador dos produtos farmacêuticos e alimentares.

O estudo visou identificar a incidência de eventos adversos a medicamentos num hospital regional, neste caso o Hospital Santa Rita Vieira, em Santa Catarina, na ilha de Santiago. 

O hospital serve uma população de cerca de 120 mil habitantes, moradores nos municípios de Santa Catarina, Tarrafal, São Miguel, São Salvador do Mundo, Santa Cruz e São Lourenço dos Órgãos.

O estudo - recentemente divulgado no congresso de farmacêuticos que decorreu na cidade da Praia - teve um primeiro período em que 105 eventos adversos foram identificados em 54 pacientes, com uma incidência de 28,4%. Num segundo período, foram apurados 77 eventos adversos a medicamentos em 38 pacientes, com uma incidência de 19,6%.

As desordens gastrointestinais foram os eventos adversos mais frequentes, seguindo-se as do foro neurológico. Ao nível cardiovascular e respiratório também foram identificas eventos adversos significativos.

Perante estes dados, os autores do estudo - Djamila Reis Cálida Veiga e Jailson Martins, da Agência de Regulação e Supervisão dos Produtos Farmacêuticos e Alimentares (ARFA) - concluíram que "cerca de um quarto dos pacientes internados no hospital apresentaram eventos adversos a medicamentos".

Os investigadores, que defendem a realização de "mais estudos", utilizaram para este trabalho prontuários com alta hospitalar de Outubro de 2012, a Março de 2013, e de Outubro de 2013, a março de 2014.

Este estudo foi tema de um dos posters apresentado publicamente durante o XIII Congresso Mundial de Farmacêuticos de Língua Portuguesa que decorreu na semana passada em Cabo Verde.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,11 out 2018 7:31

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  2 jul 2019 23:22

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.