Wlodzimierz Szymaniak falava à Agência Cabo-verdiana de Notícias à margem de uma conferência sobre os desafios e oportunidades para jovens cientistas, que decorre até esta sexta-feira, na Universidade Jean Piaget, na Praia, no âmbito do evento “Next Einstein Fórum – África Science Week”, que acontece na capital do país, com o lema “The next Einstein will come from Africa” (o próximo Einstein virá de África).
“O que estamos ainda à espera da parte do Estado é o já há muito anunciado concurso para projectos de investigação. Foi trabalhada a Agenda Nacional de Investigação mas, embora o Orçamento do Estado preveja uma verba para projectos de investigação, para já, ainda não houve concursos publicados e estamos à espera”, afirmou.
Wlodzimierz Szymaniak adiantou ainda que, seguramente, a Universidade Jean Piaget de Cabo Verde poderá contribuir com “algumas propostas interessantes”, nomeadamente na área da saúde, ambiente, tecnologias, economia, dentre outras.
Quanto às recentes declarações do Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, que defendeu uma mudança de critérios para o incentivo do Estados às instituições de Ensino Superior em Cabo Verde, para que o mesmo não leve em consideração apenas a Universidade Pública, Wlodzimierz Szymaniak comentou que é impossível discordar desta opinião
“Para mim, é uma situação muito justa que o estudante receba a bolsa do Estado e escolha a escola onde quer estudar ou a formação que pretende realizar”, finalizou.