Governo define roteiro para implementação do projecto de saneamento e água em Santo Antão

PorExpresso das Ilhas, Inforpress,6 dez 2018 9:10

​O Governo tem já definido o roteiro para a implementação do projecto de saneamento e água para Santo Antão, num investimento a rondar os 900 mil contos, cujo lançamento deve acontecer ainda no decurso de Dezembro.

O executivo, através da Agência Nacional de Águas e Saneamento, já apresentou o roteiro aos municípios de Santo Antão, que dizem aguardar com “grande expectativa” a realização deste projecto, com que se espera resolver, “dentro de dois anos”, os “constrangimentos” por que passa Santo Antão a nível do saneamento e abastecimento de água.

O projecto, co-financiado pelo Banco Árabe para o Desenvolvimento em África (Badea), visa melhorar o abastecimento de água potável em todos os três municípios de Santo Antão e resolver ainda “o caos” que tem sido gestão e tratamento dos esgotos na cidade do Porto Novo.

No domínio de água, o projecto prevê a construção de 25 quilómetros da rede de adução e distribuição no município do Porto Novo, além de 3.500 ligações domiciliarias de e construção/reabilitação de reservatórios.

No município da Ribeira Grande, prevê-se a reabilitação de três reservatórios e feitas três mil ligações domiciliárias, enquanto que no Paul serão feitas, com este projecto, duas mil ligações domiciliárias.

A nível do saneamento, o projecto vai permitir a construção de uma rede de esgotos de 20 quilómetros e extensão e mais de 300 ligações domiciliárias, prevendo a ainda a montagem de uma estação de tratamento de águas residuais (ETAR), duas estações de bombagem e 200 fossas sépticas nas zonas rurais.

O projecto contempla, igualmente, aquisição de dois camiões limpa-fossas, entre outras acções.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Inforpress,6 dez 2018 9:10

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  26 ago 2019 23:22

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.