Zaida Morais, presidente da CNHDC, em declarações aos jornalistas, diz que este vídeo é extremamente importante para a educação das crianças.
"Para que os professores possam trabalhar com eles valores fundamentais, para que possam ser verdadeiros cidadãos pikinoti. Pretende-se que os miúdos tenham o espírito competitivo mas que aprendam a partilhar, aprendem a respeitar os outros, a respeitar as diferenças", explica.
O vídeo é uma ferramenta que a Comissão Nacional para os Direitos Humanos e a Cidadania quer fazer chegar a todas as escolas do país.
"Aliás, temos uma parceria com o Ministério da Educação, através da Direcção Geral da Educação, para que efectivamente possamos contribuir para a educação dos nossos meninos. Em parceria, pensarmos em acções de formação, especificamente com foco nas questões da cidadania e de direitos humanos", avança.
O vídeo "Cidadão Pikinoti" com língua gestual contou com o apoio da UNICEF, financiamento da Bornefonden e da Cooperação Portuguesa.
A adaptação para o formato audiovisual com língua gestual tem como objectivo permitir que o conteúdo seja acessível a crianças com deficiência auditiva.