A informação é confirmada por fonte do Instituto Marítimo e Portuário (IMP) que indica que foi desencalhado o navio denominado Ruitaifen 903.
Recorde-se que os dois navios, Ruitaifen 903 e Lian Run 35, de pavilhão da Guiné-Conacri, pertencem à companhia Dalian Lian Run Pelagic Fisheries CO, e encontravam-se ancorados nas proximidades da Cabnave.
Segundo o Instituto Marítimo e Portuário (IMP), “os cabos que seguravam as embarcações partiram-se devido ao vento forte. Um dos navios ficou à deriva e a outra, que se encontrava fundeada, levantou ferro para socorrer a primeira que partiu os cabos. Acabaram as duas por encalhar”.
Dois navios de pesca encalhados no Lazareto
Duas embarcações estrangeiras, de pesca industrial, encalharam hoje à tarde, na localidade do Lazareto, em São Vicente. Os dois navios, Ruitaifen 903 e Lian Run 35, de pavilhão da Guiné-Conacri, pertencem à companhia Dalian Lian Run Pelagic Fisheries CO, e encontravam-se ancorados nas proximidades da Cabnave
Ontem em conferência de Imprensa, o vogal executivo do IMP, Manuel Vicente, descartou qualquer perigo de rompimento e de poluição.
O IMP aponta para abertura de um processo de averiguações “para apurar os factos e adoptar medidas que possam ser eficazes na prevenção destas situações no futuro”.