Com esta pontuação, Cabo Verde é não só definido como um país "livre", como também o melhor dos PALOP no que respeita às liberdades tanto civis como políticas e, no seio da CPLP, é o segundo melhor classificado apenas atrás de Portugal que consegue uma pontuação de 96/100.
Na análise especifica sobre Cabo Verde, a Freedom House mostra que Cabo Verde conseguiu uma pontuação de 38 pontos em 40 possíveis no que respeita aos Direitos Políticos e de 54 pontos num máximo de 60 em relação às Liberdades Civis.
O somatório destes dois itens dá o resultado final de 92/100, o que coloca Cabo Verde numa posição de igualdade, por exemplo, com Espanha.
Já comparando com o ano passado, a Freedom House destaca que Cabo Verde é hoje um país mais livre. No ano passado a pontuação tinha sido de 90 pontos num máximo de 100 possíveis. Segundo os autores do estudo a evolução deu-se tanto nos direitos políticos (37/40 no relatório do ano passado) como nas Liberdades Civis onde Cabo Verde teve uma avaliação de 53 pontos em 60 possíveis.