EUA apoiam UNICEF Cabo Verde com 200 mil dólares para reforçar resposta à pandemia

PorExpresso das Ilhas,14 dez 2020 15:01

O Governo norte-americano concedeu 200 mil dólares à UNICEF Cabo Verde para reforçar a resposta do país à pandemia da COVID-19. Além do valor monetário, vão ser realizadas acções para garantir a continuidade de serviços essenciais em todos os centros de Saúde do país, nomeadamente o reforço do Programa Alargado de Vacinação e do Programa de Nutrição.

De acordo com uma nota de imprensa da embaixada, as acções financiadas vão ter quatro focos. O primeiro foco é a comunicação de risco que visa o engajamento da comunidade para estimular a adopção de comportamentos positivos, obtenção de informações sobre direitos e serviços disponíveis.

Isto para promover o engajamento e participação efectiva das populações, especialmente crianças, adolescentes / jovens, mulheres e as populações mais vulneráveis, e ainda, assegurar mecanismos de respostas às preocupações da comunidade, prevenir rumores e informar sobre as decisões tomadas.

Mas também são focos o diagnóstico precoce abrangendo diferentes ilhas, a nível descentralizado, recolha de dados e continuidade dos serviços essenciais para o cumprimento dos direitos de todas as crianças e adolescentes, especialmente as mais desfavorecidas, a nível nacional.

“Com estas acções, espera-se que a população beneficiária adquira um profundo conhecimento sobre atitudes e práticas para prevenir a COVID-19. Por outro lado, as medidas irão permitir que se faça uma avaliação sobre o impacto do COVID-19 nas crianças e mulheres, que por sua vez, contribuirá para a adequação das estratégias nacionais e para uma campanha pública de informação, com foco nas medidas de prevenção, baseadas na realidade e necessidades de informação da população beneficiária, especialmente adolescentes e jovens”, refere.

As medidas de apoio incluem, conforme a mesma fonte, formação e capacitação sobre comunicação de risco e engajamento comunitário, para 22 associações locais, ONG e técnicos de saúde, lideranças e associações juvenis, abrangendo todos os municípios do país.

Pretende-se ainda realizar uma campanha nacional de comunicação pública, com especial foco nos adolescentes e jovens; reforço da capacidade de diagnóstico da COVID-19; fornecimento de equipamento de protecção individual, materiais de higiene e outros instrumentos de prevenção aprovados pela USAID.

“Ainda fazem parte do pacote da ajuda, acções para garantir a continuidade de serviços essenciais em todos os centros de Saúde do país, nomeadamente o reforço do Programa Alargado de Vacinação e do Programa de Nutrição”, lê-se.

O apoio está enquadrado no âmbito do plano de actividades da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID). O fundo será coordenado pelo UNICEF e as acções executadas pelos ministérios da Saúde e Segurança Social e Educação.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,14 dez 2020 15:01

Editado porAndre Amaral  em  17 set 2021 23:21

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.