O apelo foi feito pelo director nacional da Saúde, Jorge Noel Barreto, em declarações à Inforpress, quando instado se existe algum plano para impedir as pessoas com covid-19 em quarentena em casa de irem votar.
“Infelizmente vamos ter de contar com a consciência de cada pessoa que está em isolamento para entenderem que não devem ir votar, porque estão doentes”, afirma o responsável, acrescentando que a “DNS apela às pessoas que estão em isolamento para evitarem a propagação da doença”.
Para as outras pessoas, a DNS apela para o cumprimento das medidas de prevenção.
No País, estão inscritos 340.241 eleitores, divididos por 1.245 assembleias de votos que abrem hoje às 07:00.
Às legislativas do dia 18 de Abril, para a eleição de 72 deputados em 13 círculos eleitorais, dos quais 10 no País e três na diáspora, concorrem seis partidos – PAICV, MpD, UCID, PTS, PSD e PP.
PAICV, MpD e UCID concorrem em todos os círculos, PP em seis círculos (Santiago-Sul, Santiago-Norte, Boa Vista e os três da diáspora), PTS também em seis círculos (São Vicente, Santiago-Sul, Santiago-Norte e os três da diáspora) e PSD em quatro círculos (Santiago-Norte, Santiago-Sul, América e África).
As últimas eleições legislativas em Cabo Verde ocorreram no dia 20 de Março de 2016, tendo o Movimento para a Democracia (MpD) vencido com maioria absoluta, ao eleger 40 deputados, o PAICV 29 e a UCID três.