Escolas privadas preocupadas com abandono dos alunos devido à falta de pagamento de propinas

PorExpresso das Ilhas, Inforpress,14 mai 2021 7:04

As escolas secundárias privadas na Cidade da Praia estão preocupadas com o abandono dos alunos devido à falta de pagamento de propinas, situação que tem constrangido o próprio funcionamento das estruturas.

Em entrevista à Inforpress, a directora da Escola Alternativa, Helida Freire, disse que com o início da pandemia, muitos alunos desistiram de ir às aulas por falta de condições financeiras para arcar com os custos das propinas.

Segundo apontou, a falta de condições está associada à perda de emprego dos pais ou dos próprios alunos, que mantinham os estudos com os salários que recebiam.

Entretanto a covid-19 provocou o encerramento de várias estruturas empresariais, ou a redução de funcionários, condicionando a receita que tinham para pagar as respectivas propinas.

Nesta linha, apelou a que se dêem mais apoios aos alunos que frequentam as escolas privadas, pois a situação é “preocupante”.

“Nós apoiamos os alunos, mas a situação é complicada, iniciaram o ano lectivo mas a meio percurso desistiram por falta de condições”, disse.

A directora da Escola Abrolhos apontou a mesma situação, indicando que mais de metade dos alunos já desistiram das aulas, o que tem complicado também o próprio funcionamento da instituição.

De acordo com o seu relato, há alunos que desde o início do ano lectivo não conseguiram pagar um único mês de propinas.

“Nós sensibilizamos, analisamos cada caso conforme a situação, mas torna-se complicado fazer uma gestão onde dependemos desses recursos e não os temos disponíveis”.

Ainda assim, apelaram aos alunos a não desistirem, mesmo com a situação complexa, pois, sustentam, o estudo é investimento que irão colher no futuro.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Inforpress,14 mai 2021 7:04

Editado porAndre Amaral  em  23 fev 2022 23:20

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.