HAN já realizou mais de 200 exames de tomografia no novo aparelho

PorSheilla Ribeiro,16 jun 2021 11:48

1

O Hospital Agostinho Neto (HAN) já realizou mais de 200 exames de tomografia (TAC) e já pagou mais de 50% do valor do novo aparelho adquirido em Janeiro deste ano. A lista de espera da tomografia é de menos de 15 dias.

A informação foi hoje avançada aos jornalistas pelo presidente do Conselho de Administração daquele hospital, Imadoêno Cabral.

“Neste momento o hospital já fez mais de 200 exames de tomografia, ou seja, o hospital já pagou mais de 50% do valor pelo que adquiriu o aparelho. A lista de espera da tomografia está menos de 15 dias. Temos tido demanda e o custo do TAC neste momento é 4 mil escudos”, informou, acrescentando que antes o hospital pagava até cinco vezes mais este valor.

Para consultas, prosseguiu, a lista de espera mais longa é a da área de neurocirurgia, tendo em conta o número de especialistas existentes, e tendo em conta a complexidade dos casos.

Ainda sobre a lista de espera, “antes, sobretudo na área de cardiologia, nós não fazíamos a implantação do pacemaker, tivemos de dar resposta a essa necessidade específica aos doentes que estavam na lista para evacuação. E é claro que os doentes com consulta normal tinham de esperar. Esta é a dificuldade que temos neste momento”, afirmou.

De acordo com Imadoêno Cabral, a partir do mês de Fevereiro, com a implementação do Plano de Reforço da Melhoria de Capacidade de resposta, o HAN teve um incremento de mais de 30% a nível de produção.

A Central de Consultas o HAN tinha uma demanda de 200 pessoas por dia e actualmente atende mais de 500 pessoas, diariamente. Ou seja, mais do que o dobro daquilo que era a resposta do hospital, conforme aquele responsável.

“Esperamos daqui até ao mês de Agosto, Setembro, ter resolvido todas as pendências que temos em áreas em que o hospital tem recursos disponíveis. Nós estamos afincadamente a trabalhar para resolver e corrigir onde for necessário, mas sobretudo responder às necessidades da população”, frisou.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Tópicos

HAN TAC

Autoria:Sheilla Ribeiro,16 jun 2021 11:48

Editado porSheilla Ribeiro  em  29 mar 2022 23:20

1

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.