Guarda Costeira despoleta operação para resgatar velejador solitário que saiu de Mindelo desde Junho

PorExpresso das Ilhas, Inforpress,7 ago 2021 17:05

(imagem ilustrativa)
(imagem ilustrativa)

​A Guarda Costeira de Cabo Verde conseguiu, nesta sexta-feira, resgatar um velejador solitário, que saiu de Mindelo desde Junho, ao despoletar uma operação de resgate que envolveu parceiros internacionais de Portugal, Senegal e França.

Conforme informações avançadas à Inforpress pelo oficial de serviço, 1º tenente Emerson Monteiro, o velejador de nacionalidade francesa, que estava sozinho a bordo do veleiro de nome Maria Lionza, saiu de São Vicente no dia 17 de Junho último rumo ao Porto de Las Palmas, nas Canárias, mas nunca mais chegou.

Sendo assim, os familiares preocupados decidiram contactar à Guarda Costeira, na semana passada, que, por sua vez, decidiu, segundo a mesma fonte, dar início à uma operação de resgate através do Centro de Coordenação de Salvamento (JRCC), no Mindelo.

“Contactamos todos os MRC de Ponta Delgada (Portugal), de Senegal e de França, para ver se conseguiam identificar o veleiro, mas só de Ponta Delgada teve boas notícias”, explicou Emerson Monteiro, adiantando que através de Ponta Delgada, entraram em contacto com a embarcação mais próxima, neste caso, o Nikolaos Gs, para resgatar o velejador.

A operação terminou, segundo a mesma fonte, com “sucesso” e agora o velejador de 74 anos já se encontra a bordo do navio em direcção ao Porto de Las Palmas, nas Canárias, que era o seu destino final e onde deverá chegar nesta quarta-feira, 11.

Emerson Monteiro adiantou ainda que o velejador que saiu de Mindelo há cerca de 40 dias, encontrou algumas dificuldades na viagem e tentava regressar para São Vicente, terá tido contacto antes com um outro barco, que o abasteceu de combustível e alimentação, mas estes terminaram sem ele conseguir concretizar a viagem.

Daí, ajuntou, a razão do resgate, que, felizmente “terminou bem” na noite desta sexta-feira. 

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Inforpress,7 ago 2021 17:05

Editado porFretson Rocha  em  21 mai 2022 23:21

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.