Princípios do Orçamento de Estado para 2022 aceites pelo Conselho de Concertação Social

PorExpresso das Ilhas,18 set 2021 9:33

Ministro das Finanças avisa para o ainda elevado nível de incertezas

Linhas orientadoras foram aprovadas por maioria, com a abstenção da UNTC-CS

Para 2022, o Orçamento do Estado para 2022 tem previsto como números iniciais, valores que podem atingir os 72 milhões de contos. “Será um instrumento limitado por uma enorme rigidez ao nível da estrutura das despesas”, escreve o ministro das finanças, Olavo Correia, no Facebook.

Segundo o governante, apesar das perspectivas positivas, o cenário para 2022 será ainda muito crítico e deve inspirar grandes contenções.

“Em 2022, teremos um aumento do Serviço da Dívida em mais de 9 milhões de contos – o que é crítico para o Orçamento do Estado Cabo-verdiano”, sublinha o ministro.

“O país estará confrontado com um volume de riscos na ordem dos 10 milhões de contos. A previsão de crescimento para 2022 está à volta dos 6%, sendo certo o grande nível de incertezas que ainda paira sobre a economia mundial - e com impactos já conhecidos na nossa economia”, conclui Olavo Correia.

Autoria:Expresso das Ilhas,18 set 2021 9:33

Editado porJorge Montezinho  em  24 jun 2022 23:28