Carnaval, Dia de Cinzas e de Municípios e corrida da liberdade estão suspensos

PorDulcina Mendes,10 jan 2022 18:37

Rápido aumento do número de casos de COVID-19 registado nas últimas semanas, levou o Governo a suspender as actividades comemorativas de Carnaval, festas de cinzas e Corrida da Liberdade. O anúncio foi feito hoje pelo Ministro da Administração Interna, Paulo Rocha, na habitual conferência de imprensa de imprensa sobre a evolução da COVID-19 no país.

“Devido ao aumento exponencial do número de casos de COVID-19 registado nas últimas semanas e visando reforçar e reverter o quadro epidemiológico, mas acima de tudo preservar a capacidade de resposta do sistema nacional de saúde, e para introduzir alguma previsibilidade das acções as actividades do Carnaval, celebração do dia de cinzas e dos dias dos municípios, à semelhança do ano passado”, indica.

Segundo Paulo Rocha, o Governo decidiu suspender as actividades comemorativas do Carnaval em todo território nacional, designadamente as acções de preparação e os ensaios, que vai desde os desfiles, apresentações de blocos, bem como as festas públicas e privadas em espaços públicos.

“Também anunciamos que igualmente decidimos proibir as festas promovidas no âmbito das celebrações culturais do Dia de Cinzas. Ainda sobre as celebrações do Dia de Cinzas, os convívios nas residências particulares devem acontecer num contexto restrito como se recomenda de natureza familiar de preferencialmente entre coabitantes”, explica.

Quanto às celebrações do dia do município disse que devem restringir-se ao acto solene ou as actividades que não sejam susceptíveis de promover aglomeração de pessoas particularmente nesta altura, “neste sentido também ficam suspensas as actividades de rua designadamente as actividades desportivas que possam ser susceptíveis de aglomeração espontânea de pessoas, quais sejam as actividades associadas ao dia do município e a Corrida da Liberdade, evento este que acontece a 13 de Janeiro, na cidade da Praia, para assinalar o Dia da Liberdade e da Democracia”.

Já a realização de eventos como Atlantic Music Expo e o Kriol Jazz Festival que estão agendados para o mês de Abril assegurou que ficam dependendo da evolução da pandemia. “Volvidos dois anos e incertezas sobre evolução do vírus SARS-CoV-2 e sobre a gravidade corrente do surgimento de novas variantes o Governo apela à população a aderir à vacinação e a cumprir as medidas sanitárias de prevenção e contenção da pandemia”.

Neste momento, o país conta com  5566 casos activos, 45002 casos recuperados, 362 óbitos, 20 óbitos por outras causas e 9 transferidos, perfazendo um total de 50959 casos positivos acumulados.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Dulcina Mendes,10 jan 2022 18:37

Editado porAndre Amaral  em  6 out 2022 23:28

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.