Cabo Verde sem tolerância de ponto no Carnaval e Quarta-feira de Cinzas

PorDulcina Mendes,15 fev 2022 12:09

​O Governo decidiu, em Conselho de Ministros extraordinário prorrogar a situação de contingência por mais 15 dias e não decretar a tradicional tolerância de ponto nesta época de Carnaval e Quarta-feira de Cinzas.

Hoje na conferência de imprensa do Conselho de Ministros, a ministra da Presidência do Conselho de Ministros e dos Assuntos Parlamentares, Filomena Gonçalves, disse que o Governo decidiu prorrogar a situação de contingência em todo o território nacional.

Segundo Filomena Gonçalves, a medida entrará em vigor às 00h01m do próximo dia 19 de Fevereiro e vigorará durante 15 dias.

“As manifestações de Carnaval e de Cinzas não deverão ter lugar, como forma de garantir essa trajectória de diminuição dos casos da COVID-19 e almejamos chegar ao patamar recomendado da taxa de positividade e vencer esse desafio. O Governo acredita que com essas medidas e com o reforço e o incentivo a vacinação chegaremos lá”, assegura.

A governante disse foi tomada essa medida com base na análise efectuada pela Direcção Nacional de Saúde à evolução da situação epidemiológica em Cabo Verde provocada pela pandemia da COVID-19, “concluiu-se que justiça da manutenção de um conjunto de medidas de prevenção e de contenção, tendo em vista a salvaguarda da saúde pública e a prevenção da capacidade de resposta do sistema nacional de saúde”.

Filomena Gonçalves frisou que nas últimas semanas, Cabo Verde tem tido melhoria contínua da situação pandémica. “Mas, a taxa de positividade ainda é superior ao patamar internacional recomendado. É imperativo manter os incentivos à vacinação contra a COVID-19, nomeadamente o de acelerar o processo da administração da dose de reforço da vacina”.

“Constatando ainda, que as razões de fundo que levaram a que fosse decretada a situação de contingência em todo o território nacional ainda se mantêm, entende o Governo deve prorrogar este quadro, por forma a que se garanta a manutenção das medidas de prevenção e contenção que se verificam pertinentes na presente conjuntura, fundamentadas pelo imperativo de fazer prevalecer o princípio da precaução em saúde pública, razão pela qual, excepcionalmente, não será decretada a tradicional tolerância de ponto nesta época”, acrescentou dizendo ainda que o Carnaval e a Quarta-feira de Cinzas encerram uma dimensão festiva muito forte de confraternização e de aproximação das pessoas, potenciando os riscos de agravamento, que poderão resultar em casos de diminuição das medidas de prevenção e contenção adoptadas, para fazer face à propagação do vírus SARS-CoV.2.

De acordo com a última actualização, o país conta com 29 casos activos, 55366 casos recuperados, 400 óbitos, 40 óbitos por outras causas e 9 transferidos, perfazendo um total de 55844 casos positivos acumulados de COVID-19.

Autoria:Dulcina Mendes,15 fev 2022 12:09

Editado porAndre Amaral  em  3 nov 2022 23:28