Alexandre Monteiro falava momentos antes do lançamento oficial do Projecto de Energia Renovável e Melhoria da Eficiência Energética nos Serviços Públicos.
Relativamente ao projecto, o governante considera ser muito importante para apoiar o país na execução do seu programa de transição energética e que vai ter uma intervenção muito forte na reforma e na reorganização deste nicho do mercado.
“No fundo na construção do novo figurino no sector energético que está previsto no programa do governo, assim como também vai apoiar o desenvolvimento de produção de energias renováveis com o financiamento directo na instalação dos parques solares, parques fotovoltaicos e infraestruturas de armazenagem nas ilhas do Maio, Santo Antão, São Nicolau, Fogo”, disse.
Conforme Alexandre Dias Monteiro, o projecto que tem uma capacidade de cerca de 3.5 MhZ, vai ajudar Cabo Verde, juntamente com os outros projectos em curso, alcançar a meta de 30% de penetração renovável em 2025, a curto prazo e mais de 50% em 2030.
“Cabo Verde iniciou o seu programa de transição energética antes da pandemia, as crises acabam por demonstrar que o País no caminho certo, que é caminhar para um sector energético progressivamente menos dependente da importação de combustíveis fósseis que é direcção do programa que estamos a desenvolver e que também possa contribuir para reduzir os custos da energia no país e tornar o país mais resiliente a choques externos como aqueles que estamos a viver agora”, considerou.