“Foram instalados os órgãos principais da UTA, nomeadamente os Conselhos Geral e de Gestão, a nossa segunda unidade orgânica, o Instituto de Ciências e Tecnologias Agrárias está instalado e certificado, será inaugurado na próxima segunda-feira. Em fase de implementação está o sistema de Gestão Académica da UTA, sendo expectável a sua disponibilização antes do final do primeiro trimestre”, afirmou.
Segundo João do Monte o processo de transição dos funcionários está em "fase adiantada”, bem como a resolução de pendências que datam de 2009.
A criação e instituição de incentivos à investigação e a prestação de serviços, incentivos aos funcionários que se encontram actualmente a frequentar cursos de Mestrado e Doutoramento, normalização do processo de colaboração dos professores foram outras medidas anunciadas.
O reitor da UTA fala em “normalização” do funcionamento administrativo e financeiro da universidade, para além de adopção de medidas com vista a descentralização de poderes.
“Criando regras claras para a execução orçamental e, sobretudo, iniciámos prestação de contas às entidades legais. Reestruturamos os serviços da UTA, adequando-os aos nossos estatutos. Efectivamos, a delegação de poderes em vários órgãos da UTA, tornando a gestão menos centralizada”, enumera.
A remodelação do Campus de Ribeira Julião, conforme João do Monte, é uma meta “para breve”.
Empossamento do Administrador da UTA e do presidente do ISECMAR
António Varela tomou posse esta tarde como novo presidente do ISECMAR, numa cerimónia que também conferiu posse ao administrador da UTA, João Tavares.
António Varela destaca o compromisso de contribuir para a criação de um ambiente favorável para o desenvolvimento da instituição.
“O ISECMAR tem uma identidade e uma herança sólida e consistente que agora precisa descomplexadamente se expandir em relevância, alinhada com o país, com o mundo e com o futuro”, refere.