Cuidar das emoções é chave para uma boa Saúde Mental

PorSara Almeida,15 out 2022 11:06

Celebrou-se, na passada segunda-feira, 10, o dia Mundial da Saúde Mental. A efeméride foi pretexto para uma conversa com a psicóloga Belmira Miranda sobre vários temas relacionados com o bem-estar psicológico, questão que vai muito além da ausência de patologias. ​Em destaque, a importância da Saúde Emocional, vertente fundamental da saúde mental que deve ser cuidada desde a infância. Afinal, “somos seres emocionais”, lembra. A adolescência teve também um olhar especial nesta entrevista, em que se fala dos espaços de atenção integrada que estão a ser abertos por todo o país e que visam agir hoje para ter cidadãos mais felizes e saudáveis amanhã.

Sem saúde mental, não há saúde. Hoje é incontornável pensar na psique, a par com o corpo. E em Cabo Verde, à semelhança do que se passa no resto do mundo, nota-se que a forma de encarar a saúde mental está a mudar.

Uma evolução que é fruto da promoção da saúde mental e divulgação de informações que tem vindo a ser feita no país, considera a psicóloga clínica Belmira Miranda. Assim, “as pessoas actualmente já estão mais conscientes da importância de cuidar da saúde mental”, aponta.

Contudo, apesar dos progressos, ainda há tabus e percepções erradas a nível de sociedade quando a questão é a mente e persiste uma significativa resistência em procurar ajuda.

“As pessoas ainda têm medo de serem rotuladas, ainda ficam com receio” de, se procurarem um psicólogo, serem apelidados de “dodu”.

Persiste, pois, a necessidade de se continuar a apostar na informação e esclarecimentos para derrubar estigmas e, inclusive, para fazer perceber que a saúde mental não tem necessariamente a ver com doença mental.

Seres Emocionais

Há, hoje, ao nível da Saúde Mental e como em todas as outras áreas da Saúde, uma mudança de paradigma. A saúde, qualquer que seja ela, já não é só vista como o tratamento da doença. Ela engloba, sim, todas as vertentes do bem-estar, o que passa também pela prevenção.

Falando então da saúde mental, em concreto, para esse bem-estar psicológico é fundamental a questão da saúde emocional, um assunto que tem estado na ordem do dia, e também começa a ser abordado em Cabo Verde.

“Somos seres emocionais”, lembra Belmira Miranda. E a “saúde mental está directamente ligada ao set emocional”.

Ora, essa parte emocional ainda enfrenta alguma incompreensão e pressão da sociedade.

“Normalmente, a nível social as pessoas são incentivadas a serem fortes, a não demonstrarem as suas emoções e não há uma educação para a emoção, para as pessoas realmente aprenderem a lidar com as emoções. Nós temos alegria, emoções agradáveis, mas também temos tristeza, raiva, medo, emoções desagradáveis”, observa. “Tudo é temporário e temos de saber desenvolver a capacidade de resiliência.”

Urge, pois, que as pessoas aprendam a lidar com todas as emoções, as reconheçam e auto-regulem, no sentido de uma verdadeira Saúde Mental.

“Estamos a cuidar da nossa saúde mental quando lidamos com as nossas emoções, e temos um bem-estar emocional”, resume a psicóloga.

E quanto mais cedo se educar para a emoção, inclusive dando o valor devido à inteligência emocional das crianças, melhores resultados individuais e sociais haverá.

Desde cedo

“A questão da educação para a emoção tem de ser na família e nas escolas. A criança e o adolescente devem ser educados no sentido de desenvolverem uma inteligência emocional”, refere Belmira Miranda.

Nas escolas, o tema ainda é recente, mas aos poucos vai sendo abordado e aplicado, dando-se cada vez mais importância à referida inteligência emocional e ao desenvolvimento das competências emocionais e sociais. Trata-se de um novo desafio que devem assumir, para serem realmente um local de acolhimento e de afecto e de cultura de paz, e que tem sido aceite. “Já existem vários movimentos nas escolas, na questão da formação de pares e competências para a vida”, avalia.

Além da Educação, a Saúde tem aqui, obviamente, também um papel importante. Assim sendo, ambas devem trabalhar em conjunto por forma a que crianças e adolescentes desenvolvendo essas competências e ganhem a “capacidade de resiliência para lidar com os vários obstáculos que vão aparecendo”. Ou seja, o trabalho deve ser realizado com parcerias, até porque “é um assunto de todos”, defende.

As intervenções devem ser feitas não só ao nível da auto-aceitação (numa sociedade que é demasiado crítica), como na aceitação do outro e suas diferenças. E os impactos no futuro dessa educação para lidar com as emoções, e com os outros, promove não só a saúde emocional e, logo, mental de cada indivíduo como vem permitir criar “ambientes mais saudáveis, com mais compaixão, mais empatia, menos violência e mais paz”.

Acções hoje feitas, têm repercussões, claro, no futuro.

Adolescência

Entretanto, uma idade que merece destaque e uma atenção especial é a Adolescência. Esta é idade de transição da infância para a idade adulta, que acarreta muitas transformações, formação da identidade, de afirmação perante a sociedade e “preparação para escolhas de vida, de profissão, de relações interpessoais.”

Há “todo um conjunto de desafios que vão aparecendo. Então, é um período que realmente traz muitas transformações e os riscos à saúde mental são enormes”, alerta Belarmina Miranda que é também, desde 2015, Coordenadora do Programa Nacional de Saúde do Adolescente.

O ambiente onde o adolescente está inserido e a forma como ele é cuidado são de suma importância e “é muito importante que tenha adultos, família, escola, sociedade em geral onde realmente possa ter referências e respostas perante o estranhamento de todas as transformações que vão acontecendo”.

Em Cabo Verde, há a consciência da importância e vulnerabilidade desta fase, bem como da necessidade de uma atenção especial e “temos trabalhado muito na promoção da saúde do adolescente”, aponta a Coordenadora.

Junto aos cuidados primários de saúde de todo o país estão a ser implementados espaços específicos para os adolescentes, onde estes podem recorrer para “qualquer tipo de esclarecimento” e que contempla todas as vertentes da saúde, nomeadamente, a saúde reprodutiva e, como não podia deixar de ser, a saúde mental.

“É uma atenção específica. É um espaço precisamente para promoção da saúde, que eles podem procurar”, onde se promove a discussão de vários temas e onde são assistidos por uma equipa multidisciplinar. “Ou seja, a equipa que trabalha no centro de saúde. Temos os pontos focais que dão atenção à saúde integral do adolescente”, explica.

Neste momento há espaços para os adolescentes nos centros de saúde da Praia, São Domingos, Órgãos, Santa Cruz e Santa Catarina. Estão também instalados dois espaços em São Vicente, dois no Sal (Santa Maria e Espargos), dois no Fogo (São Filipe e Mosteiros) e Santo Antão. No Maio também está a ser instalado um e a abertura do de São Nicolau está prevista para breve. “Tínhamos um espaço na Boa Vista, mas devido a uma reestruturação de serviços, estamos em processo para adequar um outro espaço” para este atendimento ao adolescente, avança.

Estes espaços trabalham igualmente com “as escolas, em perfeita parceria” e as equipas de saúde frequentemente deslocam-se aos estabelecimentos de ensino para promover a adesão.

A procura, avalia, tem sido boa, sendo que, por exemplo, o espaço do Centro de Saúde de Achada Santo António, na Praia, “que já tem algum tempo” regista uma demanda significativa.

“Então aos poucos, realmente é abrir esse aceso do adolescente aos cuidados de saúde, e cuidado integral, para que possa cuidar, ter essa responsabilização e esse autocuidado. E ter informação para poderem realmente fazer escolhas, estilo de vida mais saudável”, explica a responsável.

São espaços que dão, assim, respostas a esta fase complicada da vida proporcionando uma intervenção, que é muito importante “quando houver alguma situação que possa afectar o estado psicológico do adolescente, porque vai prevenir o desenvolvimento de um transtorno na idade adulta”, aponta.

Primeiros Socorros

Uma resposta integrada e intervenção na idade certa é, como referido, importante para prevenir perturbações na idade adulta e garantir o bem-estar.

“É muito importante darmos essa atenção à saúde mental da criança e do adolescente para termos adultos saudáveis, para realmente desenvolver a sociedade”, reitera a psicóloga.

Mas não basta ser só na idade certa. Deve ser também no momento certo. Ou seja, em situações de forte impacto emocional como situações de perda, violência ou outras, a intervenção atempada é fundamental e também essa vertente está a ser promovida.

Um pouco por todos esses espaços dos adolescentes nos cuidados primários de saúde tem sido realizada a capacitação em primeiros socorros psicológicos.

Ora, os primeiros socorros psicológicos ainda são um tema relativamente recente, mas cada vez mais falado e que tem ganhado relevância. Estes, tal como os primeiros socorros tradicionais, são direccionados a situações emergenciais, com vista, neste caso, à prevenção de “perturbações mentais na idade adulta”.

Os socorros podem, e devem, ser disponibilizados junto aos cuidados de saúde primários, “mais perto das comunidades, onde as pessoas moram ou mais perto das escolas”, ou seja, mais perto das crianças e adolescentes. Um local onde estes possam chegar, ser atendidos por uma equipa e ser escutado por um profissional de saúde qualificado que o pode “realmente amparar naquele momento de crise”.

“A intervenção no momento propício vai prevenir o transtorno na idade adulta”, reforça a psicóloga, sendo que este é um dos maiores ganhos deste tipo de intervenção, como o demonstram, aliás, vários estudos internacionais.

Acções

Entretanto, tem havido no país um aumento da procura dos serviços de saúde mental, incluindo por parte dos adolescentes. Isto deve-se aos impactos da covid-19 (ver caixa), mas também, à acima referida, maior consciência sobre a questão da saúde mental e informação passada.

As pessoas vão “percebendo que existe acesso, há a atenção aos cuidados psicológicos a nível dos centros de saúde primários e também nos hospitais, tanto a atenção dada à psicologia como da psiquiatria, as escolas também encaminham… Então há cada vez mais procura”, analisa.

A maioria dos casos, como diz, tem a ver com ansiedade e depressão.

No que toca aos serviços prestados pelos espaços do adolescente, em particular, estes também fazem intervenção junto às famílias por forma a melhorar a comunicação intrafamiliar e a gestão das emoções.

Um outro lado do trabalho destes espaços são as intervenções em outros locais, destacadamente as escolas, voltadas essencialmente para prevenção de situações como o abuso sexual ou da violência. Por exemplo, da violência no namoro, que “impacta bastante as adolescentes que a sofrem” e o seu futuro, exemplifica.

São questões que hoje se sabem ter impacto na saúde mental.

Com olhos num futuro com menos violência, cidadãos mais felizes e uma melhor saúde mental.

COVID e Saúde Mental

É hoje um dado reconhecido, em todo o mundo, que a pandemia da covid-19, nomeadamente as medidas de confinamento e outras tomadas para a conter, tiveram impactos abrangentes a nível da saúde mental.

Cabo Verde não foi excepção como prova o inquérito nacional “Impactos da covid-19 na saúde mental da população cabo-verdiana” apresentado neste 10 de Outubro, Dia Mundial da Saúde Pública. O inquérito, promovido pelo do Instituto Nacional de Saúde Pública (INSP) e parceiros, revelou um aumento de casos de depressão e ansiedade, particularmente entre as mulheres. Há também mais gente medicada e pacientes, que já tomavam medicação, reforçaram as doses.

Na verdade, o inquérito veio confirmar outros estudos e a percepção dos profissionais de saúde mental e mostra um fenómeno que acontece em todo o mundo: esse agravamento dos problemas da saúde mental, que verifica já desde 2020.

Não é por acaso o lema que assinala o dia mundial da Saúde mental em 2022 é “Fazer a saúde mental e o bem-estar para todos uma prioridade global". A ideia é consciencializar para o cenário actual, e incentivar a uma atenção crescente à saúde mental a nível global, pensando e agindo também a nível global.

“Fazer a promoção da saúde mental para realmente termos uma sociedade mais saudável futuramente”, define a psicóloga clínica Belmira Miranda

Entretanto, dois anos após o início da covid e numa altura em que praticamente se voltou à “normalidade”, os impactos ainda não foram revertidos.

“Não foram, porque surgiram casos quadros de ansiedade, mesmo em pessoas que nunca tinham ansiedade, surgiram fobias, pânico, casos de depressão. Isso foi vindo à tona”, observa.

No que toca às crianças e adolescentes em particular, o impacto da pandemia foi também bastante vincado, nomeadamente com a quebra de vínculos com amigos e a escola e eventuais situações de exposição à violência. Assim, a demanda da procura para casos de transtornos mentais aumentou também nesta faixa etária.

Texto publicado originalmente na edição nº 1089 do Expresso das Ilhas de 12 de Outubro de 2022

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Sara Almeida,15 out 2022 11:06

Editado porJorge Montezinho  em  16 out 2022 16:04

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.