O projecto é financiado pelo governo da Coreia do Sul, através do ministério dos Oceanos e das Pescas.
Segundo a representante da FAO em Cabo Verde, Ana Touza, a iniciativa procura ajudar as Micro, Pequenas e Médias Empresas a desenvolver oportunidades de financiamento e investimento.
“Aumentar o desempenho económico do micro, pequenas e medias empresas, através de um melhor acesso ao mercado de negócios propícios e ambiente regulatório, fortalecer a sustentabilidade ambiental das cadeias de valores seleccionadas por meio de uma melhor gestão dos recursos naturais e maior consideração da mudança climática, bem como facilitar o acesso das PME a fontes adicionais de financiamento e investimento”, explicou.
Reconstruir e reforçar a saúde e resiliência da pesca e das comunidades dependentes da pesca, melhorando a segurança alimentar e a nutrição e aumentando as oportunidades de subsistência são outras linhas de intervenção da iniciativa.
O projecto Cadeias de Valor de Pesca Sustentáveis para Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento (SVC4SIDS), segundo a FAO, “complementa” os esforços do governo na promoção do crescimento azul e crescimento sustentável do sector das pescas no país.
O projecto foi lançado no arranque de um workshop sobre o tema que começou hoje em Mindelo, com a duração de dois dias.
Presente no evento, o ministro do Mar, Abraão Vicente, sublinhou a importância do atelier pela facilitação de intercâmbio e partilha de informações entre os diferentes interessados sobre o funcionamento das cadeias de valor e estratégias de melhoria específicas no sector.
"Pelo papel importante que jogam os diversos subsectores da cadeia de valor, da captura ao consumidor final, e a necessidade de regular as etapas para garantir um produto de qualidade. Também pela necessidade de encurtar os circuitos, de modo a que o produto chegue de facto ao mercado final em tempo útil e em melhores condições de salubridade. Pelo facto de Cabo Verde apostar no incentivo à criação de associações cooperativas e de pequenas empresas adaptadas ao sector da produção e comercialização", referiu.
O projecto vai analisar e identificar possíveis estrangulamentos nas cadeias de valor das pescas em Cabo Verde, através de uma análise da cadeia de valor (VCA), conduzida com a metodologia das Cadeias de Valor Alimentar Sustentável (SFVC) da FAO.