Embaixadora da Alemanha vem a Cabo Verde inaugurar micro-projecto e apresentar prémio sobre Direitos Humanos

PorExpresso das Ilhas, Inforpress,1 fev 2023 10:33

Julia Monar
Julia MonarInforpress

​A embaixadora da Alemanha acreditada em Cabo Verde, Julia Monar, desloca-se ao arquipélago entre 06 e 09 de Fevereiro para inaugurar um microprojecto e apresentar o Prémio Franco-Alemão para os Direitos Humanos e o Estado de Direito 2022.

A também embaixadora da República Federal da Alemanha em Portugal, com residência em Lisboa, confirmou à Inforpress que nessa sua deslocação, em que pretende ainda discutir uma possível cooperação no domínio da formação profissional, vai visitar as ilhas de Santiago e de São Vicente.

“Durante a nossa estadia vamos inaugurar um microprojecto co-financiado pela Embaixada da Alemanha em Lisboa na ilha de Santiago. O Ministério dos Negócios Estrangeiros tem um fundo para micro-projectos, desenvolvido e implementado por ONG e associações locais”, explicou.

De acordo com Julia Monar, estes projectos podem ser nos domínios da agricultura, da formação, iniciativas para o empoderamento das mulheres, das infra-estruturas e têm um impacto directo e positivo na comunidade local, sendo que neste caso, o projecto situa-se em três locais do município de Santa Catarina e consiste na construção de quatro cisternas familiares e de um reservatório de água comunitário.

A embaixadora fez também saber que neste momento estão a aceitar novas candidaturas de projectos para 2023, indicando, para mais informações, a página oficial na internet https://lissabon.diplo.de/pt-pt/themen/-/2448124?view.

A diplomata acrescentou que a visita irá servir, ainda, para conhecer futuros parceiros de micro-projectos e visitar projectos e instituições de cooperações já existentes, como o projecto de “Promoção da Mobilidade Eléctrica para Cabo Verde” (ProMEC), com financiamento do NAMA Facility, o Ocean Science Centre Mindelo (OSCM) e Cape Verde Atmospheric Observatory (CVAO).

“Além disso, vamos apresentar o Prémio Franco-Alemão para os Direitos Humanos e o Estado de Direito 2022”, revelou, explicando que todos os anos, desde 2016, a França e a Alemanha homenageiam em conjunto 15 indivíduos ou organizações que fazem “contribuições extraordinárias” no âmbito dos Direitos Humanos.

Conforme a diplomata, os laureados lideram organizações não governamentais, são advogados, jornalistas ou activistas que defendem os direitos inalienáveis de todo o ser humano, defendem todos aqueles cujas vozes, muitas vezes, não seriam ouvidas sem o seu importante trabalho, como mulheres, sobreviventes de violência sexual, pessoas LGBTIQ+, prisioneiros, crianças ou trabalhadores migrantes.

“Defendem a justiça, a participação política e a imparcialidade dos relatórios. Os premiados são nomeados e seleccionados em conjunto pelas missões alemãs e francesas no estrangeiro. A presidente da Acrides, Lourença Tavares, recebe o Prémio Franco-Alemão para os Direitos Humanos e o Estado de Direito 2022”, sublinhou.

Para Julia Monar, Lourença Tavares recebe o prémio pelo seu “incansável trabalho em defesa dos direitos da criança”, através da Associação da Criança Desfavorecida (Acrides), que fundou em 1998, para em 2019, fundar a Acrides Paris – Enfants Défavorisés.

“Ainda hoje em dia é a presidente da ONG e dedicou assim quase 25 anos da sua vida à Acrides. Um dos pontos centrais do seu trabalho é o combate à violência sexual contra as crianças e adolescentes”, sustentou.

A embaixadora Julia Monar fez a sua primeira visita oficial a Cabo Verde em Setembro de 2022 com a entrega das cartas credenciais ao Presidente da República, José Maria Neves, e encontros com vários membros do Governo, incluindo o primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Inforpress,1 fev 2023 10:33

Editado porSara Almeida  em  1 fev 2023 16:00

pub.

pub.
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.