Zelensky agradece apoio de Cabo Verde e pede para se juntar à “Fórmula da Paz"

PorExpresso das Ilhas, Lusa,31 mai 2023 8:06

​O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, agradeceu esta terça-feira o apoio de Cabo Verde à soberania e integridade territorial do país após a invasão da Rússia e pediu ao país para se juntar à implementação da "Fórmula da Paz".

“Continuamos o nosso trabalho sistémico com a #GlobalSouth [Sul Global]. Tive a primeira chamada telefónica da história das relações diplomáticas com o Presidente de Cabo Verde, José Maria Neves”, escreveu o chefe de Estado ucraniano nas suas páginas oficiais nas redes sociais.

Na mensagem, Zelensky disse ainda que agradeceu ao seu homólogo pela posição de liderança de Cabo Verde no grupo dos Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento (SIDS, sigla inglesa) em apoio à soberania e integridade territorial da Ucrânia.

“Falei sobre a 'Fórmula da Paz' Ucraniana e ofereci a Cabo Verde para se juntar à sua implementação. Discutimos o tema da segurança alimentar global, em particular a iniciativa humanitária”, terminou.

A ofensiva militar russa no território ucraniano, lançada a 24 de Fevereiro do ano passado, mergulhou a Europa naquela que é considerada a crise de segurança mais grave desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

Tanto o Presidente da República, José Maria Neves, como o primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, condenaram a invasão e pediram diálogo, e o país foi um dos 141 que em Março de 2022 votou a favor de uma resolução das Nações Unidas a repudiar a ofensiva militar.

Em Abril do mesmo ano, Cabo Verde foi um dos países que se abstiveram na votação de uma resolução na Assembleia-Geral das Nações Unidas para suspender a Rússia do Conselho de Direitos Humanos devido a alegados crimes de guerra e crimes contra a humanidade na Ucrânia.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,31 mai 2023 8:06

Editado porSara Almeida  em  24 fev 2024 23:28

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.