Praia tem 12 casos confirmados de dengue

PorExpresso das Ilhas, Lusa,23 nov 2023 8:00

O município da Praia tem 12 casos confirmados de dengue, anunciou, esta quarta-feira, a delegada local de saúde, após uma reunião das autoridades para preparar campanhas de limpeza e sensibilização.

“Aqui na Praia, temos 24 casos suspeitos e 12 casos confirmados de dengue”, referiu Ulardina Furtado, que fez um apelo à população para eliminar focos de propagação de mosquitos, que são o vector de transmissão da doença.

“Há um consenso de que é preciso fazer sensibilização em termos de limpeza e higiene para uma diminuição do risco de criação de mosquitos”, nomeadamente, eliminação de águas paradas e remoção de lixo da via pública.

O encontro de hoje juntou a Comissão Municipal de Saúde e a Delegacia de Saúde da Praia, que vão avaliar o decorrer das campanhas e o evoluir da situação.

“Se for necessário e se as normas assim permitirem”, as duas entidades ponderam fazer uma proposta às autoridades no sentido de “parar a cidade por um dia” para mobilizar a população para a limpeza, referiu Fernando Jorge Pinto, vereador com o pelouro da saúde no município da capital. Ulardina Furtado referiu que a data a propor poderá ser 01 de Dezembro.

“O mosquito da dengue pode voar para longe e infectar oito pessoas ao mesmo tempo”, ilustrou, alertando que, no limite, “a dengue hemorrágica pode levar à morte”.

“Não é caso para alarmar [a população], mas se trabalharmos na prevenção, teremos melhores resultados”, concluiu.

A ministra da Saúde de Cabo Verde tinha anunciado na segunda-feira que havia sete casos confirmados e 58 suspeitos em todo o arquipélago – incluindo a capital.

Na mesma ocasião, Filomena Gonçalves apelou à mobilização, depois de um surto em 2009, que provocou mais de 21.000 casos.

Segundo a governante, as autoridades de saúde cabo-verdiana estão a trabalhar em "estreita colaboração" com a Organização Mundial de Saúde (OMS) e com o Instituto Pasteur, em Dacar, Senegal.

Noutra ocasião, em 2015, foram detectados cerca de 7.000 casos de zika no arquipélago, outra doença também transmitida pelo mesmo tipo de mosquito.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,23 nov 2023 8:00

Editado porAndre Amaral  em  26 abr 2024 23:28

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.