Sindicato de professores estima 95% de adesão no segundo dia de greve

PorExpresso das Ilhas, Inforpress,23 nov 2023 16:41

O Sindicato Nacional dos Professores (Sindep) de Cabo Verde estima que a adesão à greve no país tenha chegado a 95% hoje, segundo e último dia de paralisação da classe docente.

A mobilização está a corresponder às expectativas de “intensa luta”, disse à Lusa, Jorge Cardoso, presidente do Sindep, na Praia, desvalorizando as declarações do ministro da Educação.

O ministro Amadeu Cruz referiu na quarta-feira que “não há país que aguente” aumentos de 36%, numa alusão às reivindicações salariais da classe docente.

O presidente do Sindep disse que o governante pretende “ludibriar” a população “com uma percentagem”.

Jorge Cardoso sustentou que aquilo que os professores pedem “é equiparação de salários” e referiu que as reivindicações continuam sem resposta, remetendo eventuais novas formas de luta para uma avaliação a ser feita em breve.

A greve paralisou, pelo segundo dia, escolas do primeiro ao 12.º ano em quase todo o arquipélago.

Apesar dos contactos feitos pela Lusa, o Ministério da Educação não avançou com nenhuma estimativa sobre a adesão à greve.

Autoria:Expresso das Ilhas, Inforpress,23 nov 2023 16:41

Editado porAndre Amaral  em  23 nov 2023 16:42