Aeroportos nacionais melhoraram todos os indicadores de movimento em 2023

PorExpresso das Ilhas, Lusa,12 fev 2024 15:35

Os aeroportos de Cabo Verde melhoraram todos os indicadores de movimento em 2023, face ao ano anterior, de acordo com dados divulgados hoje pela Agência de Aviação Civil (AAC).

O movimento de aeronaves cresceu 12%, totalizando 28.421 aterragens e descolagens, o movimento de carga cresceu 8,4% para 861 toneladas e o correio movimentado ascendeu a 387 toneladas.

O movimento internacional de passageiros bateu novo recorde em 2023, com mais de dois milhões de passagens (chegadas e partidas), em linha com o anúncio já feito em janeiro pelo ministro da Administração Interna, Paulo Rocha, no parlamento.

Cabo Verde é um ponto de atração do turismo internacional e a contagem de movimentos de passageiros estrangeiros é a única que ultrapassou os níveis pré-pandemia, apesar de todos os outros indicadores registados pela AAC registarem variações homólogas positivas, consolidando a recuperação da economia.

Por exemplo, o movimento doméstico de passageiros, em 2023, rondou 500 mil passagens, mais 11,4% que em 2022, mas abaixo dos 821 mil movimentos que os passageiros entre ilhas fizeram em 2019.

O arquipélago tem quatro aeroportos internacionais (Boavista, Praia, Sal e São Vicente) e três aeródromos (Fogo, Maio e São Nicolau).

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,12 fev 2024 15:35

Editado porAndre Amaral  em  13 fev 2024 14:28