Cabo Verde mantém liderança no Índice Mulheres, Empresas e a Lei entre os PALOP

PorSheilla Ribeiro,5 mar 2024 15:03

O Índice Mulheres, Empresas e a Lei de 2024 destacou hoje a a posição de liderança de Cabo Verde relativamente aos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP). Com uma pontuação média de 70, o país manteve-se 6 pontos acima da média global, segundo Instituto Cabo-verdiano para a Igualdade e Equidade de Género (ICIEG).

Num comunicado de imprensa, o ICIEGH afirma que apesar das novas inclusões e revisões no índice, que agora abrangem indicadores como segurança e cuidados infantis, além da avaliação não apenas do quadro jurídico, mas também da sua aplicação prática, Cabo Verde manteve a sua vantagem.

Nos oito indicadores anteriores, o país manteve uma média de 86,3, e com as novas inclusões, alcançou uma média de 70, mantendo-se 6 pontos acima da média geral dos 190 países analisados.

O ICIEG destaca que, embora outros países PALOP tenham mostrado progresso, nenhum alcançou a pontuação de Cabo Verde. Angola, por exemplo, registou 79,4 nos oito indicadores anteriores e 62,5 nos actuais 10.

Guiné-Bissau e Moçambique também mostraram queda nas pontuações.

A décima edição do Índice, uma série de estudos anuais do Banco Mundial, mede o ambiente favorável às oportunidades económicas das mulheres em várias economias globais.

Esta edição actualizada, conhecida como Mulheres, Empresas e a Lei 2.0, introduz dois novos indicadores - Segurança e Cuidados Infantis - além de uma avaliação mais ampla do quadro jurídico e a sua implementação prática.

Segundo o ICIEG, a nova medição revelou que as mulheres ainda têm aproximadamente dois terços dos direitos dos homens globalmente, com uma pontuação média de 64 em 100.

Nenhum país alcançou a pontuação máxima de 100, indicando que nenhum país conseguiu garantir igualdade de género em todas as áreas medidas.

Autoria:Sheilla Ribeiro,5 mar 2024 15:03

Editado porAndre Amaral  em  6 mar 2024 9:47