ERIS retira de circulação SKALA Divino Potinho Kids e outros cosméticos com substâncias proibidas

PorSheilla Ribeiro,13 mar 2024 10:16

A Entidade Reguladora Independente da Saúde (ERIS) mandou, por meio de uma circular emitida esta segunda-feira, suspender do mercado nacional a venda de produtos cosméticos como SKALA Divino Potinho Kids, por conterem substâncias proibidas como Methylcloroisothiazolinone e Methylisothiazolinono, as quais apenas são permitidas em produtos sujeitos a enxaguamento.

Os produtos retirados do mercado contém ainda na composição substâncias como Cyclotetrasiloxane, Zync Pyrithione, Sobutylparaben e Cyclotetrasiloxane.

De acordo com o documento, estão proibidas de colocação ou disponibilização no mercado produtos como o condicionador capilar infantil Muriel Baby Camomila e Aloe vera; champô anti Caspa Farmaervas e creme para pentear infantil 2 em 1 SKALA Divino Potinho Kids.

Também estão proibidos o creme activador de cachos infantil Muriel Umidiliz Baby Cachos Perfeitos (Menino e Menina) e condicionador capilar infantil Muriel Umidiliz Baby Cachos Perfeitos (Menino).

“Face ao exposto: as entidades que eventualmente disponham de embalagens destes produtos não as podem disponibilizar; os consumidores que possuam estes produtos não os devem utilizar”, recomenda a ERIS.

A entidade reguladora esclarece que as respetivas medidas de segurança apenas se aplicam aos lotes dos produtos que apresentam os referidos ingredientes na lista de ingredientes.

Autoria:Sheilla Ribeiro,13 mar 2024 10:16

Editado porSara Almeida  em  14 mar 2024 9:11