Segundo o Boletim diário da Dengue, emitido pelo Ministério da Saúde, ontem foram detectados mais 157 casos da doença em todo o país. A grande maioria (98) foram diagnosticados na Praia que acumula, até agora, um total de 4452 casos positivos. Há quatro pessoas internadas na Praia (1), Santa Cruz (1) e Mosteiros (2). Apesar dos internamentos o Ministério da Saúde assegura que "não foram notificados casos de Dengue Grave".
Os restantes casos foram detectados em Tarrafal de Santiago (3), São Domingos (6), São Miguel (3), Santa Cruz (9), São Lourenço dos Órgãos (1), São Filipe (10), Mosteiros (21), Brava (3), São Vicente (1) e Maio (2).
De recordar que esta quinta-feira o governo declarou a situação de contigência em todo o país por causa da dengue.
O anúncio foi feito em conferência de imprensa conjunta pelo ministro da Administração Interna, Paulo Rocha, e pela ministra da Saúde, Filomena Gonçalves, que destacaram as medidas urgentes e multissectoriais que estão a ser implementadas para conter a dengue.
Recomendações do Ministério da Saúde
Dengue é uma doença aguda infecciosa febril, transmitida pela picada de mosquitos Aedes aegypti.
Os sintomas mais frequentes são: febre, dores de cabeça, dores no corpo, dores atrás dos olhos, erupção cutânea, diarreia e vómitos.
Ao sentir ao menos um dos sintomas referidos, deve procurar o atendimento médico para ter orientações específicas.
Para a prevenção da disseminação desta doença nas comunidades é necessário o engajamento muito forte de todos, desde os níveis individual, comunitário e institucional, com acções direccionadas ao combate ao mosquito e à diminuição de exposição a picadas deste.
Ao nível individual e no contexto domiciliar é importante que: