O PAICV deverá indicar Isaías Varela, presidente da Câmara Municipal de São Domingos, para suceder a Herménio Fernandes como presidente da ANMCV.
No entanto, a escolha de Isaías Varela por parte do PAICV está envolta em polémica.
Carlos Alberto Silva, recentemente reeleito como presidente da Câmara de Santa Cruz e que tinha anunciado a sua intenção de concorrer à presidência da Associação Nacional dos Municípios de Cabo-Verdianos, anunciou, através do seu porta-voz, a vontade de impugnar a decisão interna do PAICV.
Gilson Cardoso, presidente da Assembleia Municipal de Santa Cruz e porta-voz da candidatura apoiada por Carlos Alberto Silva, anunciou à RCV que, do universo total de “87 delegados, apenas 27 votaram” na reunião do PAICV que aprovou o nome de Isaías Varela.
“Viemos a saber, depois da aprovação do resultado, que não havia quórum”, refere Gilson Cardoso, que acrescenta que “houve uma comunicação precipitada por parte do autarca da Praia [Francisco Carvalho], que não estava mandatado para o fazer, porque não foi mandatado pela Comissão Política Nacional”.
“Nesta eleição não foram cumpridos os requisitos legais, o que nos leva a impugnar esta decisão”, acrescentou ainda Gilson Cardoso aos microfones da RCV.
Interferência no processo
Questionado sobre se tinha havido interferências no processo de escolha do candidato do PAICV à ANMCV, Gilson Cardoso confirmou:
“Tanto assim é que estamos a ver uma comunicação de um presidente de câmara, que é candidato à presidência do partido, e que se precipita, não respeitando a vontade dos órgãos do partido. O PAICV tem órgãos de decisão, de deliberação e de execução. Por isso, os porta-vozes do partido são pessoas saídas desses órgãos”, apontou o porta-voz da candidatura de Carlos Silva à presidência da ANMCV.
No entender de Gilson Cardoso, deveria ter havido serenidade e “esperado que Carlos Silva reconhecesse ou não os resultados e que os próprios órgãos do partido actuassem, o que não foi o caso do Presidente da Câmara da Praia”.
Respeitar a história
Para Gilson Cardoso, a escolha de Carlos Silva como presidente da ANMCV justifica-se, acima de tudo, pelo “respeito histórico e pelo percurso” que, diz, Carlos Silva merece.
Congresso a 21 de Fevereiro
A Associação Nacional dos Municípios Cabo-Verdianos vai eleger, em congresso a realizar no dia 21 de Fevereiro, o sucessor de Herménio Fernandes.
O presidente cessante da ANMCV confirmou ao Expresso das Ilhas que o “PAICV fez uma eleição interna e apresentou Isaías Varela para presidir ao Conselho Directivo”, enquanto “os autarcas do MpD vão apresentar o nome de Leida Maurício Santos, presidente da Assembleia Municipal de Ribeira Grande de Santo Antão, para presidir ao Conselho Geral, mantendo a tradição de partilha do poder. Quem ganhou as autárquicas preside ao Conselho Directivo e quem perdeu, ao Conselho Geral”.
Questionado sobre as expectativas quanto ao futuro da ANMCV, o autarca de São Miguel referiu que espera que o próximo presidente da associação continue “a defender o reforço da descentralização e do poder local. Que venha a trabalhar para a consolidação dos ganhos que a ANMCV tem conseguido. Somos uma entidade muito reputada que tem feito muito pelos municípios e pelo país nas mais diversas áreas do desenvolvimento, particularmente no desenvolvimento local”.
__________________________________________________________
A ANMCV e os seus presidentes
Criada a 22 de Setembro de 1995, no primeiro congresso, em Mindelo, e com estatutos publicados no Boletim Oficial de 19 de Agosto de 1996, a ANMCV tem sido dirigida, até agora, por autarcas do MpD.
Um cenário que deverá ser alterado, tendo em conta os resultados das eleições autárquicas de 1 de Dezembro do ano passado, em que o PAICV venceu em 15 das 22 câmaras municipais do país e que lhe dão, assim, a maioria dos votos no congresso que se vai realizar no próximo dia 21 de Fevereiro.
Lista dos presidentes da ANMCV:
Jacinto Santos
Jorge Santos
Manuel de Pina
Herménio Fernandes
Texto originalmente publicado na edição impressa do Expresso das Ilhas nº 1208 de 22 de Janeiro de 2025.