“Em reconhecimento à dedicação, coragem e espírito de missão destes militares, serão realizadas missas e visitas aos familiares dos malogrados. Igualmente, uma delegação chefiada pelo Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, Contra-Almirante António Duarte Monteiro, depositará uma coroa de flores no local do acidente”, lê-se num comunicado da instituição.
De relembrar que no dia 2 de Abril de 2023, ocorreu um acidente de viação com um camião, que transportava o segundo contingente militar de apoio ao combate ao incêndio na Serra Malagueta, tendo partido de Praia com 31 militares, três na cabine e 28 na carroçaria, tendo como destino Figueira das Naus para a Ribeira da Prata.
O acidente acabou por vitimar oito militares. A investigação das Forças Armadas, entretanto, concluiu que o condutor da viatura que terá perdido o controlo do camião e “entrado em pânico”.
Ao elencar directamente as conclusões do inquérito, que contou com o apoio de peritos externos às Forças Armadas, o CEMFA referiu que o camião, da marca Dong Fang e fabricado em 2021, estava “em condições operacionais de utilização”, não tendo sido “nenhuma avaria ou anomalia”, e que a estrada estava seca e em boas condições.