"Cabo Verde apresentará ao mundo a sua visão e alinhamento com o desenvolvimento sustentável, destacando o aproveitamento estratégico dos seus recursos naturais — o sol, o mar e o vento — e o papel fundamental do seu povo como agente de transformação", explicou o Governo em comunicado.
O país estará presente até 13 de Outubro de 2025 numa das maiores exposições mundiais dedicadas à sustentabilidade, inovação e cooperação internacional, que reunirá cerca de 150 países.
Sob o tema "um futuro moldado pelas pessoas, movido pelo mar, vento e sol", Cabo Verde apresentará um 'stand' que destacará as oportunidades que oferece, assim como os "grandes resultados" da cooperação com o Japão.
O 'stand' estará dividido em cinco áreas temáticas que refletem os pilares do progresso cabo-verdiano: inclusão social, igualdade de oportunidades e promoção do investimento e turismo sustentáveis; economia azul e a realidade dos Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento; parceria energética e resiliência climática; transformação sustentável e energias renováveis; e identidade nacional, cultura e ambição 2030.
A participação será enriquecida com actividades interactivas, exposições artísticas e culturais, uma expo virtual e 'workshops' sobre turismo e investimento em Cabo Verde.
O ponto alto da participação será o Dia Nacional de Cabo Verde, celebrado a 10 de Outubro, com um programa especial de actividades culturais, institucionais e promocionais.
A Expo Osaka 2025 marca também os 50 anos de relações diplomáticas entre Cabo Verde e o Japão, uma parceria sólida em áreas como infraestrutura, educação, energias renováveis e capacitação institucional, refere o Governo.
"Com esta participação, Cabo Verde reforça o seu posicionamento como um modelo de sustentabilidade, inovação climática, destino de turismo responsável, investimentos e parceiro estratégico", destacou.
A Expo Osaka terá lugar de 13 de Abril a 13 de Outubro de 2025, em Yumeshima, uma ilha artificial na baía oeste de Osaka, e contará com a participação de 158 países e sete organizações internacionais, combinando tecnologia, design, arte e culinária tradicional japonesa.