Em comunicado, o Ministério da Agricultura e Ambiente avançou que a ajuda chega ao país no âmbito do Programa KR-2023 e em 10.000 sacos de 50 quilos cada.
“Esta doação insere-se no programa de cooperação abrangente entre Cabo Verde e Japão, visando contribuir para a segurança alimentar em Cabo Verde, através do reforço de stock alimentar e desenvolvimento de programas de produção agro-pecuário”, explicou.
O Governo considera que a chegada deste carregamento “representa um reforço importante das reservas alimentares do país, particularmente neste período marcado pelas flutuações de preços no mercado internacional, devido à conjuntura desfavorável”.
O executivo salientou que o Japão tem colaborado em diversas áreas de desenvolvimento socio-económico do país ao longo dos anos e que a ajuda alimentar vem contribuindo para mitigar os efeitos negativos da seca e da insegurança alimentar das populações mais vulneráveis.
Em Setembro do ano passado, o Japão entregou 617 toneladas de farinha de trigo a Cabo Verde, também no âmbito da ajuda alimentar atribuída regularmente ao país.