De acordo com a previsão meteorológica, a visibilidade deverá manter-se boa, igual ou superior a 10 quilómetros, podendo tornar-se moderada ou má, inferior ou igual a cinco quilómetros, durante os períodos de precipitação.
O vento deverá soprar de Nordeste (NE), inicialmente moderado a fresco, com velocidades entre 20 e 38 quilómetros por hora, passando a fresco ou muito fresco, entre 29 e 49 quilómetros por hora, com rajadas.
Quanto ao estado do mar, estão previstas ondas de Norte/Nordeste entre 1 e 2,5 metros, podendo atingir entre 1,5 e 3 metros a Noroeste, Norte e Nordeste do arquipélago. A agitação marítima deverá ser menor nos sectores inter-ilhas e nas zonas costeiras sul.
O INMG prevê, contudo, um agravamento do estado do mar a partir da noite, com ondas entre 2 e 4 metros nos sectores Sudeste e Leste do arquipélago. Esta situação poderá afectar particularmente as zonas costeiras sul das ilhas de Sotavento e de Barlavento Oriental.
As temperaturas máximas deverão variar entre os 29 e os 31 graus Celsius.
Segundo a NGA AgroClimate Tech Service , o potencial de desenvolvimento de ciclones tropicais sobre o oeste do Atlântico tropical aumentou significativamente esta manhã, com o Centro Nacional de Furacões dos EUA (NHC) elevando a probabilidade de formação para 60% dentro dos próximos 48 horas, em relação a 50% ontem.
A perturbação continua muito activa, com fortes tempestades e chuvas fortes que actualmente afectam partes da costa da Guiné, oeste da Senegal, a Gâmbia e o oeste da Maurícia.
“Cabo Verde pode sentir particularmente os impactos directos da noite de hoje até sexta-feira e sábado, à medida que o sistema evolui para o norte-este”, diz a previsão.
homepage







