Previsão aponta para possibilidade de chuva esta tarde em várias regiões do país

PorSheilla Ribeiro,5 out 2026 8:34

O Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica (INMG) prevê, para hoje céu parcialmente nublado, por vezes nublado a muito nublado, com possibilidade de ocorrência de chuva de intensidade variável durante a tarde, sobretudo nas regiões de Sotavento e nas zonas altas de Barlavento Ocidental.

De acordo com a previsão meteorológica, a visibilidade deverá manter-se boa, igual ou superior a 10 quilómetros, podendo, contudo, reduzir-se para moderada, igual ou inferior a oito quilómetros, durante os períodos de precipitação.

O vento soprará de Nordeste, de bonançoso a moderado, com velocidades entre os 12 e os 28 quilómetros por hora, podendo apresentar-se localmente fraco e variável.

Quanto ao estado do mar, estão previstas ondas de Norte/Nordeste entre 1 e 2,5 metros, com tendência para diminuir nos sectores inter-ilhas. Nas zonas costeiras sul, as ondas poderão rondar um metro.

Segundo a NGA AgroClimate Tech Service Ltd, encontra-se sobre as ilhas de Cabo Verde uma onda tropical e desloca-se gradualmente para Oeste, produzindo grupos de tempestades eléctricas, principalmente a sul do arquipélago.

A mesma fonte refere que há também uma faixa de nebulosidade variável a aproximar-se das ilhas, acompanhada de algumas chuvas.

No entanto, a NGA AgroClimate Tech Service Ltd indica que, devido à progressão do sistema para Oeste, não existe, neste momento, risco directo de ocorrência de tempestades eléctricas sobre o arquipélago.

A empresa recomenda, contudo, que a população acompanhe a evolução das condições meteorológicas, particularmente a sul das ilhas, uma vez que estas poderão sofrer alterações.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Sheilla Ribeiro,5 out 2026 8:34

Editado porAndre Amaral  em  5 out 2026 11:19

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.