Quem são os novos secretários de Estado do governo de Ulisses?

PorRádio Morabeza,5 jan 2018 12:15

Os novos membros do governo liderado por Ulisses Correia e Silva tomam posse esta sexta-feira, ao final da tarde. Traçamos o perfil dos novos secretários de Estado..

Edna Manuela Miranda de Oliveira, secretária adjunta do Primeiro-ministro.

Edna Oliveira, de 42 anos, é licenciada em Direito e Pós-Graduada em Direito das Empresas.

Antes de chegar ao Governo, Oliveira desempenhava funções de vereadora dos assuntos jurídicos e recursos humanos na Câmara Municipal da Praia. Também foi membro do Conselho Fiscal da Ordem dos advogados de Cabo Verdee Técnica Superior no Gabinete de Estudos Legislação e Documentação, do Ministério da Justiça.

Gilberto de Barros, secretário adjunto do ministro das Finanças e vice-Primeiro-Ministro

Gilberto de Barros é mestre em gestão, pela Indiana University, Bloomington, Estados Unidos de América.

Já foi consultor do Banco Mundial junto do Governo da Guiné-Bissau, para a avaliação da reforma do sector empresarial do Estado, em 1997. Entre 2000 a 2001 foi Coordenador Regional para a África Austral do Departamento de Parcerias Público-Privadas nas Infra-estruturas do Banco Mundial.

Antes de ser nomeado para o Governo, Gilberto de Barros era especialista sénior para o desenvolvimento do sector privado e sector financeiro do Banco Mundial.

Carlos Monteiro, secretário adjunto do ministro de Estado.

Licenciado em Direito, pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, Carlos Monteiro, de 37 anos, já desempenhou funções como docente universitário e integrou a comissão permanente de avaliação predial da Câmara Municipal da Praia.

Exerceu advocacia entre 2012 e 2016, altura em que se tornou director de gabinete do Primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva.

Paulo Lima Veiga, secretário adjunto para a Economia Marítima

Com um master em Marketing, pela Universidade de Arizona ,nos Estados Unidos de América, tem um Bacharelato em Gestão de Empresas.

Entre outras funções, foi director comercial da Cimentos de Cabo Verde e vice‐presidente da Câmara do Comércio Indústria e Serviços de Sotavento. Também passou pela Media Comunicações, com diferentes funções na administração da empresa proprietária do Expresso das Ilhas.

Foi eleito deputado da Nação, nas listas do MpD, em 2016. é vice‐presidente do Grupo Parlamentar e membro da comissão especializada de Orçamento e Finanças.

Pedro Lopes, secretario adjunto para a Inovação e Formação Profissional

Com pós-graduação e estratégia, marketing e comunicação, pela Universidade de Coimbra, Portugal e um Mestrado em resolução de conflitos internacionais, na Universidade de Bradford, Reino Unido, Pedro Lopes tem uma licenciatura, em relações internacionais, feita na Universidade de Coimbra, em Portugal.

Foi vencedor do prémio "Somos Cabo Verde - os melhores do ano", na categoria inovação e empreendedorismo, pela organização do primeiro TedX Praia.

Entre 2010 e 2011 foi gestor de projectos e gestor de negócios internacionais, no grupo Catarino, em Coimbra, Portugal.

Colaborador na Embaixada de Cabo Verde em Portugal, dava apoio à comunidade cabo-verdiana na área de aconselhamento social, jurídico e financeiro.

Amadeu Cruz, secretário adjunto da Educação.

Com 48 anos, o adjunto da ministra Maritza Rosabal, é licenciado em economia, pela Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa, e doutorando em Sustentabilidade Social e Desenvolvimento, na Universidade Aberta, de Portugal.

Amadeu João da Cruz desempenhava, até agora, as funções de Presidente e Secretário-Geral do Instituto Superior de Ciências Económicas e Empresariais (ISCEE). Também passou pelos Estaleiros Navais de Cabo Verde, onde exerceu funções de administrador não executivo.

Entre Abril de 2004 e Julho de 2012, foi presidente da Câmara Municipal do Porto Novo. Antes, de Janeiro de 2001 a Abril de 2004, foi deputado da Nação.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Rádio Morabeza,5 jan 2018 12:15

Editado pormaria Fortes  em  4 dez 2018 3:22

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.