Dia dos Heróis Nacionais. Comemorações descentralizadas

PorExpresso das Ilhas,20 jan 2018 12:31

​A tradicional deposição de uma coroa de flores no monumento que homogenia os heróis nacionais com uma estátua de Amílcar Cabral - e que constava do programa da Semana da República, organizada pela Presidência da República - foi este ano cancelada devido a obras no local. Entretanto, várias actividades acontecem em outros pontos do país.

O Presidente da República, que diz lamentar a não realização da cerimónia, terá sido informado pela direcção geral do Protocolo do Estado, que é quem organiza a cerimónia principal da efeméride, de que a mesma foi este ano cancelada uma vez que no espaço em questão estão a decorrer obras da Câmara Municipal da Praia.

Falando aos jornalistas Jorge Carlos Fonseca, que marca este sábado presença no acto organizado pela Associação dos Combatentes da Liberdade da Pátria (ACOLP) na Biblioteca Nacional, manifestou expectativa de que o Protocolo de Estado providenciasse algo em alternativa para assinalar oficialmente o Dia dos Heróis Nacionais, que se comemora na data do assassinato de Amílcar Cabral.

Em outros pontos do país a efeméride está a ser assinalada com vários tipos de actividades. Em São Vicente a Câmara Municipal realizou ontem no salão nobre da edilidade uma conferência que contou com a presença do ministro da Administração Interna, Paulo Rocha.

A Comissão Política Regional do PAICV em Santiago Norte escolheu a cidade de Assomada para acolher, hoje, um acto de homenagem aos Combatentes da Liberdade da Pátria residentes em Santiago Norte.

Em Mosteiros, na ilha do Fogo, a data emblemática é rememorada com uma conferência e exposição sobre a vida e obra de Amílcar Cabral e exibição de um documentário sobre o “pai” da Independência Nacional. 

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,20 jan 2018 12:31

Editado porChissana Magalhães  em  20 jan 2018 12:31

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.