Segundo Fernando Elísio Freire, que falava hoje em conferência de imprensa, o objectivo é tornar mais célere a justiça e combater a morosidade em assuntos de família e de menores
"Abre-se a possibilidade de mais celeridade na resolução do conflitos na área da família e de menores. Como sabem, é o tribunal que se ocupa das questões de casamento, divórcio, das relações entre país e filhos, da tutela de menores. Portanto, é um tribunal muito importante que vai permitir que esses assuntos sejam resolvidos de forma mais célere e a tramitação processual seja muito mais célere", explica.
O Governo também aprovou a proposta Projecto de Decreto-lei que procede à primeira alteração do Decreto-lei nº 25/2010 que regula as condições de acesso e de exercício da actividade de mediação de seguros no território nacional. Fernando Elísio Freire diz que foi apenas revogada a norma que impedia as instituições de crédito a terem acesso à actividade seguradora.
"Permite desenvolver o sector da banca seguros no mercado cabo-verdiano. Banca seguros é uma realidade internacional. Permite alargar o âmbito da actividade seguradora e permite, mais importante ainda, ao nosso país ganhar robustez institucional legal, ser mais competitivo na área de seguros, porque permite harmonizar as praticas internacionais", avança.
Durante o Conselho de Ministros também foi decidido colocar ao centro de saúde da ilha do Maio o nome do enfermeiro Ilídio Évora Santos, falecido há alguns anos.