Governo quer assinar concessão do transporte marítimo "o mais tardar" em Novembro

PorLourdes Fortes, Rádio Morabeza,8 ago 2018 14:16

Paulo Veiga
Paulo Veiga(Rádio Morabeza)

​O Governo espera assinar o contrato com a empresa vencedora do concurso para a Concessão do Serviço Público de Transporte Marítimo de Passageiros e Carga Inter-ilhas, o mais tardar, até Novembro. Em causa, os atrasos causados pelas reclamações apresentadas no decorrer do processo.

A informação é avançada pelo secretário de estado adjunto da Economia Marítima, Paulo Veiga, em declarações à Rádio Morabeza.

“Há questões que nós não controlamos (...) infelizmente, até agora temos tido várias reclamações e a ARAP tem funcionado dentro do prazo estabelecido na lei. Portanto, o mais tardar, se houver várias reclamações, será final de Novembro. Contamos que possamos ter isto em Setembro mais depois tem esta vertente [as reclamações], eu não consigo precisar”, explica. 

A data indicativa para fecho do processo pode ser alargada ainda mais devido a novos recursos das empresas excluídas.

Questionado sobre se o Governo está a trabalhar em alguma alternativa, Paulo Veiga afirma que sim.

“O Governo, no orçamento de estado de 2018, alocou 750 mil contos exactamente se o processo não funcionasse. Acreditamos que vai funcionar, não temos razão para não acreditar. O processo tem decorrido com as reclamações mas dentro da normalidade e com as decisões que têm sido favoráveis, não há nenhuma violação da legislação, portanto, não contamos não concluir o processo mas em caso de não funcionar, para além dos navios que temos, o Governo tem alocada uma verba para se posicionar”, garante.

O concurso de concessão foi lançado pelo Governo a 30 de Janeiro deste ano.  O objectivo é ter ligações marítimas inter-ilhas com mais segurança, regularidade e previsibilidade, por forma a dinamizar a economia local e baixar os custos de transporte.

O calendário inicialmente anunciado pela tutela apontava para Julho o anuncio do vencedor do concurso.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Lourdes Fortes, Rádio Morabeza,8 ago 2018 14:16

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  9 ago 2018 13:32

pub.
pub.
pub

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.