O governante falava hoje à imprensa, em São Vicente, à margem da visita de trabalho que realiza à ilha, no âmbito da implementação do Campus do Mar.
“O foco do Campus do Mar é necessariamente a economia marítima mas uma Universidade Pública a ser criada aqui em São Vicente, se for esta a decisão, terá que abranger todas as áreas de conhecimento sem pôr em perigo a sustentabilidade de todo o sistema de ensino superior cabo-verdiano (...) A termos de criar uma nova universidade em São Vicente, essa universidade acolherá toda a oferta actualmente em curso na Universidade de Cabo Verde”, assegura.
A resolução que cria o campus do Mar entrou em vigor a 31 de Julho e determina que o Campus, que tem a sua sede na cidade do Mindelo, foca-se em três pilares essenciais: formação técnico-profissional, ensino superior e investigação.
Segundo Amadeu Cruz, o governo tem um ano para desenhar todos os projectos executivos do Campus do Mar.
“O projecto da reestruturação do pólo da UniCV e ou de criação de uma nova universidade, o projecto da escola técnica de formação marítima e da reestruturação e criação de um novo centro de investigação no domínio do mar. Temos um prazo de um ano. Daqui há um ano, estaremos a apresentar os resultados", aponta.
O governo estima um investimento de cerca de 20 milhões de dólares para implementação do Campus do Mar.