Cabo Verde está muito interessado em desenvolver as relações com a Guiné-Bissau

PorInforpress, Expresso das Ilhas,23 set 2018 19:57

Celebração Independência Guiné-Bissau na Praia
Celebração Independência Guiné-Bissau na Praiainforpress

​O ministro de Estado e da Presidência do Conselho de Ministros disse este domingo que Cabo Verde está “muito interessado” em desenvolver e reforçar as relações com a Guiné-Bissau, que assinala nesta segunda-feira os 45 anos da sua independência.

“A independência da Guiné-Bissau representa muito para o povo cabo-verdiano e trata-se de um país irmão cujas histórias comuns se cruzaram”, afirmou Fernando Elísio Freire, que manifestou o interesse de Cabo Verde em reforçar as relações de cooperação com aquele país em todos os sectores possíveis.

O governante fez estas considerações à margem da cerimonia de deposição de uma corroa de flores no memorial Amílcar Cabral organizada pela Embaixada da Guiné-Bissau na Cidade da Praia, em parceria com as associações dos guineenses residentes no país, para assinalar o 45º aniversário da independência deste país da África Ocidental.

Para Elísio Fernando Freire, existem “laços de sangue e históricos muito fortes”, pelo que, segundo disse, é preciso “potenciar e rentabilizar a cooperação para os interesses dos nossos dois países”.

“A presença do Governo de Cabo Verde neste acto representa exactamente isso e o facto de acreditarmos no futuro das relações entre os dois países e, sobretudo que este país encontrará o caminho para o desenvolvimento”, indicou o ministro de Estado e da Presidência do Conselho de Ministros.

Instado se as relações entre o arquipélago e aquele país da África Ocidental poderá depender da estabilidade política nesse Estado, explicou que os dois países sempre tiveram “relações extraordinárias e muito boas” e que o desejo de todos é que a Guiné-Bissau tenha “estabilidade políticas social e económica”.

“Esperamos que esta estabilidade chegue o mais rapidamente possível à Guiné-Bissau para que as relações possam reforçar-se ainda mais”, precisou Fernando Elísio Freire.

Na perspectiva deste governante, a Guiné-Bissau, ao abrir uma embaixada na Cidade da Praia está a dizer claramente que Cabo Verde é um “país irmão, amigo e muito importante para o futuro dos nossos dois países”.

A Guiné Bissau foi a primeira colónia a ver a sua independência reconhecida por Portugal, em Setembro de 1974. Um ano antes, em Setembro de 1973, o Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), então movimento de libertação, declarou de forma unilateral, a independência do país.

Autoria:Inforpress, Expresso das Ilhas,23 set 2018 19:57

Editado porSara Almeida  em  24 set 2018 10:04