​Primeiro-ministro visita Israel com cooperação na agenda

PorExpresso das Ilhas, Inforpress,8 mar 2019 7:53

1

Ulisses Correia e Silva
Ulisses Correia e Silva

O primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva fará a partir deste sábado, 09, uma visita de uma semana a Israel com o foco na cooperação nas áreas de agricultura, segurança e defesa, novas tecnologias de informação e energias renováveis.

Em declarações à imprensa, ontem, o ministro dos Negócios Estrangeiros, Luís Filipe Tavares avançou que tudo poderá ser possível nesta visita e que o interesse de Cabo Verde é estabelecer parcerias estratégicas em vários domínios.

“Cabo Verde já vem utilizando tecnologia israelita desde 1962 na dessalinização da água do mar, pelo que queremos aprofundar a cooperação nesta área e ver outras áreas em que podemos assinar acordos bilaterais”, disse.

Luís Filipe Tavares considerou, por outro lado, “importante” esta visita e adiantou que os dois países fizeram, esta semana, a apresentação dos respectivos representantes diplomáticos, sendo que Carlos Veiga apresentou em Israel as cartas credencias e o representante de Israel fê-lo quinta-feira, na Cidade da Praia, junto do Presidente da República.

Questionado sobre a posição de Cabo Verde sobre os dois Estados, Israel e Palestina, o ministro de Negócios Estrangeiros e das Comunidades avançou que a posição do arquipélago quanto ao Médio Oriente é conhecida, pois, “o país defende a paz e o diálogo político”.

“Em relação a esta questão, a nossa posição é aquela da maioria da comunidade internacional, de acordo com as resoluções das Nações Unidas”, enfatizou.

Convidado pelos jornalistas a falar sobre a possibilidade de Cabo Verde votar ao lado de Israel nas questões internacionais importantes, o governante adiantou que “o país, quando vota nas Nações Unidas, fá-lo com tranquilidade e de acordo com os interesses do arquipélago”.

Nesta matéria deixou claro que não existe nenhum compromisso prévio por parte de Cabo Verde com nenhum país do mundo. 

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Inforpress,8 mar 2019 7:53

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  27 nov 2019 23:21

1

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.