Ministros da Administração Interna da CPLP reúnem-se hoje na Praia

PorExpresso das Ilhas, Lusa,24 abr 2019 7:22

Os ministros da Administração Interna dos Estados-membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) reúnem-se hoje na Praia, para debater a mobilidade no espaço lusófono e a criação de uma resposta conjunta de protecção civil.

Um dos temas em debate na V reunião dos ministros do Interior e da Administração Interna da CPLP, na cidade da Praia, será a criação de uma resposta de protecção civil e ajuda humanitária no seio da comunidade.

“Um dos temas essenciais é o sistema de resposta conjunto no domínio da protecção civil e do apoio humanitário que os recentes acontecimentos em Moçambique transformaram ainda mais numa necessidade e numa prioridade de acção das forças no âmbito de uma resposta global no âmbito da CPLP”, disse o ministro Português da Administração Interna, Eduardo Cabrita, à agência Lusa.

Já na segunda-feira, o ministro da Administração Interna de Cabo Verde tinha anunciado a criação de “mecanismos de intervenção coordenada”, no âmbito da CPLP, que respondam prontamente em situações de emergência humanitária, como a que recentemente atingiu Moçambique.

Estarão igualmente em apreciação os desenvolvimentos na área da mobilidade no espaço lusófono, uma proposta conjunta de Cabo Verde e Portugal.

Antes da reunião de hoje, realizaram-se três conselhos de apoio: do conselho de comandantes nacionais, directores nacionais, presidentes de salvação pública, protecção civil e bombeiros, do conselho de chefes de polícia e do conselho de directores nacionais de migração, estrangeiros e fronteiras da CPLP.

No final do encontro irá ser elaborada uma Declaração Final.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,24 abr 2019 7:22

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  21 nov 2019 23:21

pub.
pub.
pub.
pub.
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.