Um dos temas em debate na V reunião dos ministros do Interior e da Administração Interna da CPLP, na cidade da Praia, será a criação de uma resposta de protecção civil e ajuda humanitária no seio da comunidade.
“Um dos temas essenciais é o sistema de resposta conjunto no domínio da protecção civil e do apoio humanitário que os recentes acontecimentos em Moçambique transformaram ainda mais numa necessidade e numa prioridade de acção das forças no âmbito de uma resposta global no âmbito da CPLP”, disse o ministro Português da Administração Interna, Eduardo Cabrita, à agência Lusa.
Já na segunda-feira, o ministro da Administração Interna de Cabo Verde tinha anunciado a criação de “mecanismos de intervenção coordenada”, no âmbito da CPLP, que respondam prontamente em situações de emergência humanitária, como a que recentemente atingiu Moçambique.
Estarão igualmente em apreciação os desenvolvimentos na área da mobilidade no espaço lusófono, uma proposta conjunta de Cabo Verde e Portugal.
Antes da reunião de hoje, realizaram-se três conselhos de apoio: do conselho de comandantes nacionais, directores nacionais, presidentes de salvação pública, protecção civil e bombeiros, do conselho de chefes de polícia e do conselho de directores nacionais de migração, estrangeiros e fronteiras da CPLP.
No final do encontro irá ser elaborada uma Declaração Final.